O Carnaval Salto 2018, promovido pela Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, atraiu cerca de 28 mil foliões à Praça XV de Novembro e adjacências, de acordo com levantamento da organização do evento. A folia deste ano foi realizada de 9 a 13 de fevereiro.
A primeira noite foi marcada pela abertura oficial do evento, com a eleição do Rei e Rainha do Carnaval 2018. Os representantes da Corte do Carnaval Saltense, Junior Soares e Thyellen Reis, foram eleitos entre 15 candidatos, na noite do dia 9 de fevereiro. Os foliões curtiram também a bateria da escola de samba Santa Quitéria, de São Roque.
Neste ano, a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, retomou os desfiles das escolas de samba do município. No último sábado (10), as escolas de samba levaram alegria e diferentes temas para a avenida Dom Pedro II. Ao todo, mais de 900 integrantes desfilaram para o público que lotou o Calçadão no trecho entre a Rua Itapiru e a Praça XV de Novembro.
Com o enredo “De janeiro a janeiro – Somos festa o ano inteiro”, o Grêmio Recreativo Palma de Ouro levou algumas datas comemorativas do calendário festivo, ressaltando as festas culturais e datas comemorativas como o Dia do Índio, Dia do Soldado, Festa Junina, Dia da Independência e Natal.
Já o Grêmio Recreativo Pérola Negra mostrou os primeiros povos africanos, as riquezas naturais e minerais da África, a chegada do imperialismo europeu no continente, a segregação e suas conquistas como povo, além de ídolos negros da atualidade. O Grêmio Recreativo Mocidade Independente de Salto apresenta característica do Egito Antigo, dando ênfase em algumas contribuições da sua civilização para a humanidade. O cantor saltense Walison e o Grupo Swingueira Negra animaram os foliões na Praça XV de Novembro.
A terceira noite do Carnaval Salto, realizada no domingo (11), começou com a matinê carnavalesca com a Banda Made In Mato. O desfile dos blocos carnavalescos – Espaço Barros Júnior, Samba Lelê, Jardim Três Marias e Flashback – animaram a população com temas que destacaram a história e lendas saltenses, a amizade e a cultura africana.
O destaque da noite ficou por conta dos tradicionais Bonecões da Barra. Com dois novos personagens, Silvio Santos e José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, se juntaram aos outros 20 bonecões que desfilaram ao som da União Gomes Verdi e animaram os foliões que prestigiaram o desfile na Avenida Dom Pedro II. A noite foi encerrada com o show com o grupo Melhor Assim.
Na segunda-feira (12), o público pode acompanhar a reapresentação dos desfiles das escolas de samba de Salto e curtir o show com a banda Krucatá e Grupo Swingueira Negra, na Praça XV de Novembro.
O último dia do Carnaval Salto 2018 foi marcado pelo desfile do bloco “A Girafa”, que levou à avenida o frevo pernambucano misturado com o axé baiano, inspirados pela Copa do Mundo 2018. Durante a tarde, a Banda Made In Mato animou o público ao som de sucessos de diversos gêneros musicais, com a matinê carnavalesca na Praça XV de Novembro. O Grupo Samba B encerrou a programação da festa, que aconteceu durante cinco dias.
O Carnaval Salto contou com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil de Salto, equipe de Trânsito, do Conselho Tutelar da Secretaria da Saúde, e do Ambulatório de Moléstias Infectológicas (AMI).
fotos: divulgação/Prefeitura Salto