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Carro mais vendido da Fiat no Brasil recebe 1 estrela em teste de segurança

do G1

O Latin NCap, organização independente que avalia a segurança de veículos, divulgou mais uma rodada de testes de colisão. O Fiat Mobi recebeu 1 estrela para proteção de adultos e 2 para crianças.

O modelo mais vendido da Fiat no Brasil teve bom resultado na batida frontal, mas, no impacto lateral, houve grande penetração na cabine, assim como aconteceu com o Chevrolet Onix, que “zerou” o teste. Além disso, a porta traseira do Mobi se abriu, expondo os ocupantes.

O teste de colisão lateral passou a ser padrão no Latin NCap no ano passado. Ele não faz parte das exigências do governo para a homologação de carros no Brasil: as avaliações obrigatórias de impacto frontal e traseiro.

Outras questões que pesaram contra o Mobi na análise do NCap foram a falta de cintos de segurança de 3 pontos em todas as posições dos bancos e o fato de não ter ancoragens Isofix (mais práticas) para a cadeirinha como padrão. Esses itens passarão a ser obrigatórios no Brasil apenas em 2020, para modelos inéditos, e 2022 para todos os zero quilômetro.

Procurada, a Fiat Chrysler comentou, em nota que “seus veículos comercializados no Brasil atendem a todas as normas técnicas vigentes de segurança”.

A montadora salienta, ainda, “que apoia toda e qualquer iniciativa que sinalize trânsito e veículos mais seguros, a exemplo do primeiro automóvel brasileiro equipado com airbag e do primeiro modelo 1.0 dotado de freios ABS, ambos produzidos e comercializados pela empresa”. A Fiat se refere ao Tipo, que foi lançado no país em 1993, primeiro importado da Itália e depois nacionalizado, e ao Palio, que contou com ABS desde 1996, ainda como item opcional.

Kia Rio Sedan

Além do Mobi, o Kia Rio Sedan foi avaliado nesta rodada e recebeu 2 estrelas tanto para adultos como para crianças. O modelo fabricado no México é cotado para ser vendido no Brasil em 2018.

O Rio Sedan ainda foi criticado por não ter freios ABS nem controle de estabilidade (ESC) como equipamento padrão. Quando vier ao Brasil, pelo menos o ABS será de série, como obriga a lei. O ESC será obrigatório só a partir de 2020. O teste foi patrocinado pela Kia.

Últimos resultados

Em maio deste ano, o Chevrolet Onix recebeu 0 estrela para adultos e 3 para crianças. O modelo mais vendido do Brasil foi criticado por não ter proteção lateral, que não é obrigatória por lei. A fabricante afirmou que o Onix cumpre todos os requisitos de segurança.

Chevrolet Onix fica com zero estrelas em teste de colisão

Em junho, o Renault Captur brasileiro conseguiu 4 estrelas para adultos e 3 para crianças. A entidade elogiou o modelo, que tem 4 airbags, controle eletrônico de estabilidade e ancoragem Isofix de série.

Renault Captur recebe 4 estrelas em teste de colisão

Como é o teste do Latin NCap?

Os quesitos de avaliação do Latin NCap ficaram mais exigentes recentemente, passando a adotar também batidas laterais, o que fez modelos perderem estrelas conquistadas com o protocolo antigo. É o caso de Chevrolet Onix, Fiat Palio, Peugeot 208, Nissan March e Versa.

Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora quisesse. Agora, ele inclui também bonecos “crianças” e seus devidos suportes.

Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.

Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testa o impacto lateral, dando um resultado total de zero.

Mesmo no teste de impacto frontal, o Latin NCap é mais rígido do que a lei dos principais mercados. Ele é feito com o veículo a 64 km/h, enquanto, na Europa, a velocidade é de 56 km/h. Apenas 40% do carro colide com a barreira nesses dois testes. Nos EUA, a colisão é de 100%, a 48 km/h.