CidadesIndaiatuba

Casos de coronavírus subiram 556% em Indaiatuba, diz PUC

Um estudo do Observatório PUC-Campinas mapeou o avanço da pandemia do novo coronavírus nas 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC entre os dias 7 e 20 junho. Indaiatuba (SP) é quem registrou o maior número de novos casos no período, uma alta de 566,7%.

Para especialistas, a proximidade entre os municípios favorece a disseminação da Covid-19, e isso deveria ser considerado como estratégia na articulação das medidas de flexibilização da quarentena. Os números analisados pelo Observatório PUC-Campinas mostram que Indaiatuba foi quem teve o maior número de casos no período, dez vezes mais do que Campinas (SP), que teve evolução de 51% na contaminação em duas semanas.

Professor da Unesp e membro do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado, Carlos Magno Fortaleza ressalta que essa proximidade regional justifica a evolução da doença na RMC. O professor da Unesp alerta ainda que os baixos índices de isolamento mostram que não houve conscientização de parcela da população e os casos podem aumentar.

“As pessoas continuam agindo como se a doença não fosse algo real ou grave”, afirma. Ainda de acordo com Fortaleza, esse aumento de casos na região era esperado pelas características da pandemia.

“É natural que uma doença respiratória siga dois caminhos, um pela Grande São Paulo e suas áreas vizinhas, que os geógrafos chamam de macrometrópole, que inclui também a Região Metropolitana de Campinas, e outro saltando através de rodovias para as chamadas capitais regionais”, completa.

Aumento de novos casos na RMC entre 7 e 20 de junho

  • Indaiatuba: 566,7%
  • Engenheiro Coelho: 185,7%
  • Pedreira: 133,3%
  • Santa Bárbara d’Oeste: 120,4%
  • Monte Mor: 119,4%

Secretária de Saúde de Indaiatuba, Graziela Garcia defende que o resultado é fruto de uma maior quantidade de testes no município. “A medida que o momento epidemiológico muda, o número de testes, a prefeitura também aumenta. Em junho, nós triplicamos o número de testes. E essas ações fizeram que o número de confirmados na cidade aumentasse”, disse.

foto: divulgação