IndaiatubaPolícia

Cavalos em condições de abandono são resgatados pela Aprai em Indaiatuba

por COMANDO UNO

Dois cavalos mantidos presos sem comida e sem água em uma área de vegetação no bairro Jardim dos Colibris, em Indaiatuba (SP), foram libertados. A ação teve origem após a denúncia a Aprai. Testemunhas informaram aos agentes que o provável dono dos animais muitas vezes usava  o excesso de carga em carroça. 

Mas essa situação de maus-tratos chegou a um fim no ultimo sábado (25) quando a voluntária Bruna Petsitter foi até o local verificar  a denúncia, e chegando por lá  não encontrou o animal. Suspeita- se que o dono retirou o cavalo do local e tentou esconde-lo. Persistindo nas buscas, a voluntária conseguiu localizar o animal escondido em uma mata fechada.

“O cavalo estava amarrado no sol, em local inadequado, sem aguá para beber, sem alimentação, pois a vegetação que tinha por lá não era apropriada para o consumo próprio”, informa. As médicas veterinárias Flávia Gazzano, Débora Cassiano e Taísa Ferreira foram chamadas para auxiliar no resgate e  atendimento aos animais. 

Ainda contou a voluntária ao Comando Notícia que a denúncia apontava somente um animal, o outro cavalo foi encontrado por um Guarda Civil que estava auxiliando na operação de resgate.

A responsável da Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), Nazareth, acionou a Guarda Civil e registrou uma ocorrência de maus-tratos, e os dois cavalos foram recolhidos a um lar temporário, onde permanecem abrigados, e  serão avaliados por um médico veterinário durante esse tempo.

A atitude imediata da denunciante foi fundamental pra o resgate. A Aprai não atua no resgate de animais de grande porte, mas nesse caso, a voluntária se prontificou e estava com tudo pronto para socorrer o cavalo. Agradecemos a todos que estiveram envolvidos em mais um resgate, e a todos que mesmo não presentes ajudaram de outras formas.

“Os cavalos estão em péssima condição, com anemia e sinais irreversíveis no corpo de trabalho em carroça. Eles vão precisar de hemograma, remédio pra carrapato, ração, feno, medicamentos. Quem puder nos ajudar, pois o custo desse resgate será alto. Um deles só faltou falar pra nos agradecer, coitadinho”

Fotos: Hugo Antoneli Junior /Comando Notícia