Cavalos em situação de maus-tratos são resgatados em Artur Nogueira; dono disse não ter condição de cuidar
Um dos animais estava atolado na lama e precisou ser retirado por retroescavadeira. Proprietário foi multado
Três éguas e um cavalo em situação de maus-tratos foram resgatados de uma propriedade do bairro Residencial do Bosque, em Artur Nogueira (SP), na última terça-feira (18). Os animais estavam magros e tinham carrapatos espalhados pelo corpo. Questionado por guardas municipais, o dono afirmou não ter condição de cuidar dos equinos e acabou multado.
Um dos cavalos, de cerca de 5 anos, foi encontrado preso na lama (foto da capa) e estava sem forças, segundo a Guarda Municipal. A corporação pediu apoio da médica veterinária da Zoonose e fiscais de posturas da prefeitura.
Foi preciso usar uma retroescavadeira do Setor de Estradas da prefeitura para remover o animal, que foi medicado.
“Durante o resgate, constatamos outras três éguas com vários ectoparasitas (carrapatos) e muito magras. Com essas constatações, todos os equinos foram retirados do local e entregues para fiéis depositários”, informou a Guarda Municipal.
Multa
Segundo a Guarda Municipal, o proprietário dos animais disse não ter condições financeiras de cuidar dos quatro animais.
O caso foi apresentado na Delegacia de Artur Nogueira e o responsável recebeu multa de R$ 4.848. Ele foi liberado após prestar depoimento, informou a Guarda Municipal.
Guarda Municipal de Artur Nogueira resgatou quatro cavalos em situação de maus-tratos — Foto: Guarda Municipal
Com informações de G1