Foram anunciados nesta segunda-feira (4) os secretários do segundo governo do prefeito Nilson Alcides Gaspar (MDB). São 14 secretários, 4 autarquias e 3 órgãos internos. O salário-base de um secretário em Indaiatuba (SP) é de R$ 17.405,76. A maioria dos nomes foi mantido, mas houve algumas novidades, como a nomeação do ex-prefeito de Salto (SP), Geraldo Garcia (PP), para ser superintendente da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec). Ele tentou a reeleição, mas foi derrotado.
Garcia foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) à perda do mandato e prisão por quatro anos e oito meses em regime semiaberto. A acusação é do crime de inexigência de licitação. A condenação de Garcia aconteceu pela contratação de um escritório de advocacia sem a realização de concorrência pública, como determina a lei, em 2011. Ele nega que tenha cometido crimes e diz que “as instâncias superiores irão consolidar isso”. Garcia alega que irá recorrer da decisão tanto no TJ-SP quanto à instância superior, em Brasília.
O ex-vereador Cebolinha, que também perdeu a eleição, foi nomeado para ser secretário de Governo, que ganhará mais um departamento, o de Agricultura. O vereador eleito Hélio Ribeiro (Republicanos), o segundo mais votado e ex-presidente da Câmara, se afastou do cargo para o qual foi eleito para assumir a Secretaria de Assistência Social. Com isso, o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Décio Rocha, o suplente, assume uma cadeira na Câmara.
Na lista de secretários também apareceu o nome do ex-secretário de Segurança Alexandre Guedes Pinto. Ele assume a Corregedoria Interna, um órgão administrativo. As duas secretarias com maior orçamento, Educação e Saúde, continuam com as mesmas secretárias, Rita Trasferetti e Graziela Bussolan. Há ainda a Secretaria de Mobilidade Urbana, criada na primeira sessão da Câmara do ano com votação favorável de todos os vereadores. Mas esta secretaria ainda não tem titular anunciado.
Confira a lista completa:
- Chefia de Gabinete, Claudia Tiemi Tanaka Beraldo;
- Secretaria de Governo, Luiz Alberto Cebolinha Pereira;
- Secretaria de Administração, Luiz Henrique Furlan;
- Secretaria de Assistência Social, Hélio Alves Ribeiro;
- Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani;
- Secretaria de Cultura, Tania Castanho;
- Secretaria de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima;
- Educação, Rita de Cássia Trasferetti;
- Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, Rubens Eduardo Pereira de Oliveira Junior;
- Secretaria de Esportes, Marcos Antônio de Moraes;
- Secretaria da Fazenda, Orlando Schneider Vianna;
- Habitação, Emerson Magno Valle; Secretaria de Negócios Jurídico, Wanderley José Boni;
- Secretaria de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira;
- Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan;
- Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza;
- Controladoria Geral do Município, Antônio Jorge Trinca;
- Corregedoria Geral do Município, Alexandre Guedes Pinto;
- Saae, Sandro de Almeida Lopes Coral;
- Fiec, José Geraldo Garcia;
- Funssol, Maria das Graças Araújo Massimo.