CidadesIndaiatuba

Central de libras completa dois anos de aplicabilidade

Em comemoração, foi realizado um café da manhã com surdos e intérpretes para entender as demandas

Na manhã da última quinta-feira (13) o prefeito, Nilson Gaspar (MDB), recebeu no Gabinete 16 pessoas, entre eles surdos e intérpretes, para um café da manhã em comemoração aos dois anos da Central de Libras, que é comemorado 14 de julho. O evento teve como objetivo reunir os usuários para entender as demandas que surgiram no decorrer do período com o in tuito de oferecer melhorias na comunicação das pessoas que utilizam este serviço, bem como, receber  sugestões. Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani, a vereadora e autora da Lei nº 7.211 que propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais no município, Silene Carvalini e a intérprete de libras, Debora Ciriaco.

“A Central de Libras faz parte do nosso Plano de Governo e depois de implantada, agora, queremos evoluir. Estamos empenhados em melhorar ainda mais a comunicação com a comunidade surda e, por isso, é importante ouvi-los, para que a inclusão seja efetiva em toda a cidade”, explica Gaspar.

 

Sobre a implantação

 Em 2021, a Prefeitura de Indaiatuba disponibilizou em todas as repartições públicas, o aplicativo da Icom, Qr Code e um ícone de acesso no site que permite a tradução simultânea para surdos. Nos dois anos de utilização 639 pessoas acessaram.  São mais de 150 intérpretes disponíveis por vídeo chamada durante sete dias da semana, 24 horas por dia.

De acordo com a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani, o objetivo é simplificar a comunicação por meio da triangulação. “O objetivo é que a Central de Libras faça parte da rotina de todos, principalmente da comunidade surda, sem que haja a necessidade de gastos com intérpretes a fim de que seja um recurso acessível e de fácil utilidade. Para isso, a Secretaria disponibiliza a todos, que se interessarem, treinamentos para capacitar cada vez mais profissionais a fim de orientar a população ao atendimento”.

 

Como acessar a Central  de Libras

Basta baixar o aplicativo da Icom, disponível para iOS e Android, ou apontar a câmera do celular para o QR Code disponível em cartazes distribuídos aos estabelecimentos, é necessário habilitar microfone para a vídeo chamada. Também pode ser acessada pelo ícone disponibilizado na página principal do site da Prefeitura de Indaiatuba. A iniciativa da Central de Libras foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini.

Os materiais também podem ser solicitados na Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação pelo telefone (19) 3834-9398 ou pelo WhatsApp 9 9773-4701.

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI