campinasCidadeCidadesIndaiatuba

Chapéu do Indiana Jones: bisneta de fundador de antiga fábrica em Campinas mostra coleção com relíquia e mais acessórios

“Só fazem sentidos vivos, na cabeça, tomando ar”. Bisneta de um dos fundadores da antiga fábrica Chapéus Vicente Cury, que produzia o chapéu do personagem Indiana Jones em Campinas (SP), a cineasta Julia Zakia, de 39 anos, tem uma coleção que pode ser chamada de minimuseu com a relíquia e outros acessórios de moda, formas e miniaturas que são um convite à história.

“Eu uso alguns, às vezes. São joias, têm valor comercial, por serem eternos se bem cuidados, e valor afetivo por terem sido feitos na fábrica do meu avô, por muitas mãos de trabalhadores que conheci por nome, que entrei na casa”, contou ao gravar um vídeo exclusivo para mostrar os itens.

 

Modelo de chapéu do Indiana Jones feito em antiga fábrica de Campinas — Foto: Julia Zakia/Arquivo Pessoal

 

A área da antiga fábrica foi demolida para dar lugar a um espaço que deve ser multiuso com lojas e apartamentos. Segundo a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, a construtora responsável pelas obras na região do Botafogo recebeu liberação para derrubar 7,5 mil metros quadrados, com exceção de áreas que estão tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural da Cidade (Condepacc).

Cineasta Julia Zakia na antiga fábrica Chapéus Cury, em Campinas — Foto: Fabio Fantazzin

 

“[Os chapéus da coleção] Devem ser todos dos anos 2000, mais ou menos, alguns mais recentes de 2012. Eu gostaria de fazer um minimuseu da chapelaria com as peças de máquinas, moldes, tudo que tenho de publicidades antigas, muitas fotos, os mostruários, tenho muita coisa da fábrica, todo o arquivo visual e de clipping ficou comigo. Só não guardei uma máquina de cada porque pesa toneladas, e não teria onde guardar. Foram vendidas para fábricas da Bolívia, país que sempre comprou muito chapéu da fábrica”, ressaltou Julia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações de G1.