Cinco bairros tiveram ruas alagadas e a água atingiu casas em Monte Mor (SP) durante a chuva entre domingo (12) e a madrugada de segunda-feira (13). Segundo a Defesa Civil, outros dois pontos da cidade podem inundar e são monitorados. O Rio Capivari transbordou e a cidade entrou em estado de atenção.
A Defesa Civil registrou nas últimas 24 horas, 101 milímetros de chuvas em Monte Mor. Isso significa que num período de 1 dia, caíram mais de 100 litros de chuva por metro quadrado no município.
A grande quantidade colocou a Defesa Civil em estado de alerta, uma vez que as chuvas vêm causando, na manhã desta segunda-feira (13 de janeiro), pontos de alagamento, são eles: ponte dos tempranos, Jardim Progresso, Jardim Capuavinha, ponte do Rio Acima, rua Siqueira Campos, Vila Farid Calil, prédio dos Pontim.
“Registramos em um curto espaço de tempo uma grande quantidade de chuva, o que elevou o nível do Rio Capivari. Além disso tem a água que vem de Campinas, o que agrava a situação”, explicou o secretário de Defesa Civil Murilo Rinaldo.
Para fazer frente aos problemas dos alagamentos a Prefeitura destacou equipes do Meio Ambiente, Obras e a Guarda Civil Municipal. O objetivo é auxiliar os moradores naquilo que for possível. “Desde domingo estamos monitorando e conversando com os moradores para que possamos tomar medidas antes que a água suba. Essa comunicação vem fazendo a diferença”, disse Murilo.
De acordo com dados do Portal Clima Tempo, nesta segunda-feira (13 de janeiro) há possibilidade de novas chuvas, com previsão de 30 milímetros.
fotos: arquivo pessoal/Comando Notícia