Polícia

Chuva causa alagamentos em cidades da região; SP registra sete mortos

com informações de G1 Campinas e G1

Uma forte chuva que atingiu as regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP) provocou alagamentos e granizo na tarde deste domingo (10), em alguns municípios. Em Mogi Guaçu (SP) as pedras de gelo caíram no bairro Caju. A Guarda Municipal informou que não houve ocorrências por conta da chuva.

A Rodovia Engenheiro João Tosello, em Engenheiro Coelho (SP), ficou com uma área alagada nos dois sentidos. Alguns carros tentaram passar e acabaram ficando parados no meio do alagamento. De acordo com a Polícia Rodoviária, a enchente durou cerca de 30 minutos. Itapira (SP) registrou uma enxurrada de barro no bairro Eleutério, na Rua Santa Joana. A Defesa Civil informou que há muitos terrenos e barrancos na região, e já fez a limpeza das vias.

Salto

A Defesa Civil de Salto comunica que nesta segunda-feira (11), as comportas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE) foram abertas com vazão de aproximadamente 620 m³. De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Tietê pode aumentar nas próximas horas e o alerta se faz necessário, devido a previsão de chuvas.

As equipes da Defesa Civil já estão comunicando moradores de áreas de atenção, sobre possíveis alagamentos. Quem ainda não recebe os avisos, pode cadastrar-se enviando um SMS para o número 40199, contendo o CEP da residência na mensagem do texto. Em caso de ocorrências, os munícipes devem entrar em contato com a Defesa Civil através do 199 ou 153 (GCM).

São Paulo

A forte chuva que começou na noite de domingo (10) e se estende pela segunda (11) provocou alagamentos em diversas regiões da Grande São Paulo e bloqueou vias de acesso para a capital paulista. A previsão é de mais chuva durante o dia. Sete pessoas morreram.  Os lugares mais afetados são os bairros de Vila Prudente e Ipiranga, e as cidades do ABC.

Os bombeiros contabilizam, entre 0h e 6h, 601 ocorrências de enchentes, 34 quedas de árvore, 54 ocorrências de desabamento e 3 deslizamentos graves. Sete pessoas morreram. Em Ribeirão Pires, no ABC Paulista, o desabamento de uma casa deixou quatro mortos e dois feridos, segundo a Prefeitura da cidade.

Outras duas pessoas morreram na Avenida dos Estados. Outra pessoa morreu no bairro Taboão, em São Bernardo do Campo, no ABC, segundo o porta-voz dos bombeiros, capitão Marcos Palumbo.

  • Rodízio de veículos está suspenso (carros com placas final 1 ou 2 podem circular normalmente)
  • Zona Azul suspensa na capital
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) também foram liberadas
  • Desabamento deixou 4 mortos e 2 feridos em Ribeirão Pires
  • Outros três morreram afogados: dois na Avenida dos Estados e um no bairro Taboão, em São Bernardo do Campo
  • Na Zona Leste, uma criança ficou ferida em estado grave
  • Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) está fechada
  • Marginal Tietê tem alagamentos e está com alerta para transbordamento
  • Via Anchieta tem interdição na altura da antiga Uniban
  • Avenida do Estado tem vários pontos de alagamento
  • Córrego da Mooca e Rio Tamanduateí transbordaram
  • Chuvas devem persistir durante o dia

foto: Reprodução/TV Globo