CidadesItupeva

Chuva forte alaga casas e ruas em Itupeva

Caminhões pipa e funcionários da prefeitura realizam a limpeza de ruas de Itupeva na manhã desta quinta-feira (29). As fortes chuvas que ocorreram na madrugada de quarta (28) atingiram principalmente os bairros Girassol, Jardim Samambaia e Vila São João.

Em quatro horas, foram registrados cerca de 70 milímetros de chuva. Registros feitos pelos moradores mostram a água invadindo a garagem das residências e as ruas do bairro Jardim Samambaia completamente alagadas.

Um balanço da Defesa Civil de Itupeva diz que 100 famílias foram afetadas pelos alagamentos. Equipes da prefeitura de Itatiba monitoram a situação da cidade. Durante a chuva, a CPFL cortou a energia em alguns pontos do município para evitar o risco de descargas elétricas.

Em nota, a prefeitura informou que tem firmado uma linha de crédito de R$ 70 milhões e, desse total, R$ 30 milhões irão para obras de infraestrutura de drenagem urbana, como a canalização do córrego da Lagoa, no Jardim Samambaia, e no córrego Piracutu, na Vila São João, e que o processo licitatório será iniciado em janeiro.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o período de chuvas intensas atingirá todo o estado até sexta-feira (30) e os moradores devem ficar em alerta.

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, aumentando o risco para transtornos, devido à aproximação de uma frente fria, vinda do sul do país.

 

Orientações

 

Com a chuva forte e intensa, existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Portanto, ressalta-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

Por conta deste cenário meteorológico, a população deve ficar atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Recomenda-se não atravessar e entrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.

Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e iOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.