CidadesSalto

Chuva forte alaga casas, inunda estação e prejudica abastecimento de água em Salto

A forte chuva que atingiu Salto (SP) nesta quarta (28) e quinta-feira (29) deixou casas alagadas e prejudicou o abastecimento de água de parte da população. Em Itupeva, na região de Jundiaí, equipes também seguem trabalhando para atender as famílias afetadas (veja mais detalhes abaixo).

LEIA TAMBÉM. Árvore de grande porte atinge casas, carro e mata homem em Campinas, SP

Moradores da Rua Tunísia, no Jardim das Nações em Salto, enviaram à reportagem imagens dos estragos causados pela chuva. O quintal de uma casa no bairro foi inundado, e até um carro ficou parcialmente submerso.

O mesmo imóvel já havia ficado inundado em janeiro deste ano, quando a vazão do Rio Tietê em Salto aumentou com a chuva e a água invadiu vários pontos do município.

Outros registros mostram moradores tentando salvar móveis e outros objetos do alagamento na Rua Tunísia, que se transformou em um rio na noite desta quarta-feira (28).

Mais cedo, a chuva já havia causado transtornos na Estação João Jabour, que abastece a região noroeste de Salto. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAAE), o Ribeirão Buru transbordou e inundou a estação, prejudicando o abastecimento de água de 15% dos moradores da cidade.

Conforme a companhia, o volume de água que invadiu o prédio do SAAE foi tão grande que chegou a entrar pelas janelas dos banheiros da estação, que são mais altas, e por pouco não encobriu as portas. Equipamentos, motores e painéis com componentes eletrônicos também acabaram encobertos pela água.

Os bairros afetados pela paralisação da ETA são: Zuleika Jabour, Vila Martins, Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, João Jabour, Jardim União, Morada São Luis, Haras São Luis, Jardim Taquaral, Jardim São João, Bom Retiro II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Edifício Granit, Edíficio Sal, Residencial Moutonneé, Lageado, Nova Era, Santa Edwiges, São Gabriel, São Gabriel II, São Judas, Vila Norma, Buru, Terra de Santa Isabel, Jardim América, Eucaliptos e Portal dos Bandeirantes.

Estação João Jabour, em Salto (SP) — Foto: Divulgação

O SAAE informou que equipes monitoraram a situação à distância, aguardando para poder entrar na estação em segurança e avaliar os estragos. Na manhã desta quinta-feira (29), o nível da água diminuiu e as equipes começaram os reparos, mas ainda não há previsão de retorno para o abastecimento da região noroeste da cidade.

De acordo com o serviço, por enquanto, a prioridade para o fornecimento emergencial de água seguirá a ordem: hospitais, centros de saúde municipais, situações de pessoas acamadas e portadoras de necessidades especiais, escolas e creches, e bairros.

O SAAE fica à disposição da população pelo telefone 0800 7796 300 e (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

Com informações: G1 Sorocaba e Jundiaí

Foto: Divulgação