Cidades

Chuva perde força, mas deve continuar durante toda a primeira semana de fevereiro na região de Campinas; veja a previsão

A região de Campinas (SP) deve registrar mais chuvas no decorrer desta semana, segundo o serviço de meteorologia Climatempo. No entanto, a previsão indica que a intensidade dos temporais registrada no último fim de semana não deve se repetir nos próximos dias, já que a tendência é de que o volume de precipitações reduza gradativamente.

De acordo com os meteorologistas, apenas em Campinas, entre terça (1°) e sexta-feira (4), são esperados 42 milímetros de chuva.

 

  • Terça – 16 milímetros
  • Quarta – 10 milímetros
  • Quinta – 8 milímetros
  • Sexta – 8 milímetros

 

Apesar dos volumes mais baixos, a Defesa Civil fez um alerta na segunda-feira (31) para os riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Isso porque, segundo o órgão, o solo nas cidades já ficou encharcado devido às fortes chuvas do fim de semana. Ao todo, após os temporais, 25 municípios da região ficaram em estado de atenção, ou seja, registraram volume de precipitação superior a 80 milímetros nas últimas 72 horas.

Em Campinas, o índice atingiu 218,9 milímetros, o que, conforme balanço do Climatempo, contribuiu para que a metrópole tivesse o janeiro mais chuvoso dos últimos anos.

Se por um lado as chuvas devem diminuir ao longo da semana, por outro as temperaturas tendem a aumentar, com máximas passando dos 26°C, na terça, para a casa dos 30°C, até sexta-feira.

Campinas deve ter mais chuvas durante a primeira semana de fevereiro — Foto: Marcello Carvalho/G1

                 Campinas deve ter mais chuvas durante a primeira semana de fevereiro — Foto: Marcello Carvalho
 
Foto: Ricardo Rage