IndaiatubaPolícia

Clientes voltam a encontrar dispositivos de golpes em caixas eletrônicos

HUGO ANTONELI JUNIOR

Na tarde de sábado (6) a Polícia Militar foi chamada após mais uma tentativa de golpe em uma agência bancária. Os policiais foram até a agência do Santander que fica entre as ruas Armando Salles de Oliveira e José do Patrocínio, em Indaiatuba (SP). A Polícia Civil também foi chamada, assim como a Polícia Científica regional.

Os clientes chegaram para utilizar o terminal de autoatendimento quando perceberam que o lugar de colocar o cartão estava com um dispositivo provavelmente para clonar ou reter os cartões. Como é o recomendado, eles ligaram 190 e rapidamente os agentes de segurança foram até o local. A Polícia Civil investiga o caso. O banco Santander ainda não se manifestou sobre o caso.

Dicas da Febrabam

Ao utilizar o caixa eletrônico, fique atento para as dicas de segurança abaixo:

Antes de iniciar sua operação bancária, verifique na tela do caixa eletrônico se o equipamento está ativo ou inoperante. Se o caixa eletrônico da agência bancária ou de outro estabelecimento estiver inoperante, não insira o seu cartão e NUNCA aceite ou solicite ajuda de estranhos. Procure sempre pedir ajuda a um funcionário do banco com uniforme e crachá de identificação. 

Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento dos dedos no teclado. As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança. Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimento e, se possível, em locais como shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina, supermercados, etc. Evite utilizar caixas eletrônicos em locais isolados e com pouca iluminação.

Sempre que possível, faça seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Evite efetuar saques de valores altos e seja discreto na hora de conferir o seu dinheiro. Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da cabine ou nas proximidades. Na dúvida, não faça a operação.

Caso não consiga concluir uma operação ou seu cartão fique retido no caixa eletrônico, não digite sua senha e aperte as teclas “ANULA” ou “CANCELA”. Ligue imediatamente para o banco ou procure a ajuda de um funcionário que esteja identificado, se estiver usando o caixa eletrônico de uma agência bancária. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe.

Nunca utilize telefones de terceiros desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. Além disso, você poderá não estar falando com representante do banco. Não receba créditos de pessoas desconhecidas em sua conta. Propostas desse tipo são feitas por golpistas, nas proximidades de caixas eletrônicos e de agências. Desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila do caixa automático, especialmente propostas de utilização de sua conta para transferência de valores.

foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia