CidadesIndaiatubaSocial

CMDCA divulga os resultados da eleição dos Conselheiros Tutelares que aconteceu no dia 1º de outubro

Serão dez conselheiros, sendo cinco distribuído para cada conselho

No último domingo (1º) aconteceu a eleição dos Conselheiros Tutelares para a escolha dos responsáveis por atuar no Conselho Tutelar 1 e 2, durante o quadriênio 2024/2027. Ao todo, foram 44 candidatos, porém apenas dez foram escolhidos, sendo cinco para  integrar cada conselho. Os eleitores poderiam votar em até cinco pessoas. A votação encerrou  às 17h, com  mais de 7 mil votos. Foram disponibilizadas 47 sessões em 14 locais. Neste ano, foi adotado o sistema de urna eletrônica para agilizar o processo.

A classificação dos dez primeiros candidatos que irão assumir o cargo são: Adriana da Silva Vieira Antônio (2.540 votos); Roselene Aparecida de Castro (1.981 votos); Roberta de Sousa Moraes (1.578); Alcione dos Santos Palhares (1.501); Natalia Gregório Cardoso da Silva (1.485); Ana Roberta Feitoza Ribeiro (1.276); Misleide dos Santos Silva (1.148); Juliana da Silva Ferreira Sampaio A. ( 1.065); Thais Aparecida de Oliveira Duarte (995) e Sônia Aparecida da Silva (987).

Os eleitos serão convocadas pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), vinculado a Secretaria de Assistência Social, para serem admitidos e, na sequência, os candidatos escolherão, por ordem de votação, o conselho pretende atuar. O Conselho Tutelar trata-se de órgão encarregado pela sociedade, para garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

+ A listagem completa você confere na imprensa oficial

Os locais de votação foram: Emeb Prof. Antonio Luiz Balaminuti; Emeb Profa. Áurea Moreira da Costa; Emeb Profa. Cleonice Lemos Naressi; Emeb Profa. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist; Emeb Profa. Maria Albertina Bannwart Berdú; Emeb Profª Maria H. da C. e Silva ;  (Emeb Profa. Maria Ignêz Pinezzi); Emeb Prof. Nízio Vieira – un. Fundamental; Emeb Padre Joaquim Aparecido Rocha; Emeb Prof. Sérgio Mário de Almeida; Emeb Prof. Wellington Soares Lombardi); Emeb Profa. Yolanda Steffen; EE Prof. Hélio Cerqueira Leite e EE Joaquim Pedroso Alvarenga.

Comparativo com a última eleição

Em 2020 aconteceu a eleição para conselheiros tutelares para atuação durante quatro anos (2020/2023). Foram inscritos para a ocupação do cargo 73 candidatos. Na ocasião, o voto era realizado por cédulas e pelas contagens somaram cerca de 3.900 eleitores, nos oito locais de votação disponibilizados.  

 Função dos Conselheiros Tutelares

O Conselheiro Tutelar tem o papel fundamental de defender o direito das crianças e adolescentes da cidade. É de obrigação do eleito aplicar as medidas para realizar o encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade; orientar, apoiar e realizar os acompanhamentos temporários; a matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; a inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, o apoio e promoção da família, da criança e do adolescente; a requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, bem como, garantir o acolhimento institucional.

Serviço

1º Conselho Tutelar

Endereço: Rua dos Ypês, 159 –

Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 17:00 hs

Telefone: (19) 3894.2558

E-mail: [email protected]

2º Conselho Tutelar

Endereço: Rua Zephiro Puccinelli, S/N ant. sede SubPrefeitura – ant. sede SubPrefeitura

Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

Telefone: (19)3935-2735

E-mail: [email protected]