CidadesNacional

Colecionadora há 20 anos, moradora de Rio Preto tem mais de 300 papais noéis em apartamento: ‘Enfeito a casa inteira’

É Papai Noel para todos os gostos e de todos os lugares. São 350 bonecos que compõem a decoração de Natal de uma moradora de São José do Rio Preto (SP).

Wilza Cezar Silveira, de 76 anos, é colecionadora de peças natalinas há quase duas décadas, quando ganhou um “bom velhinho” do marido. O boneco tem cerca de 20 centímetros, um sininho na mão e andava pela casa, mas não funciona mais.

Moradora de Rio Preto coleciona mais de 300 bonecos de Papai Noel — Foto: André Modesto/TV TEM

Desde então, todos os anos a aposentada compra pelo menos uma peça de Natal diferente. Atualmente são 560.

“Toda loja que tem Papai Noel, produto natalino, eu tenho que entrar para ver se tem alguma coisa diferente. Eu não me aguento, fico garimpando”, diz.

São bonecos de tecido, pelúcia e plástico que ficam espalhados por todo o apartamento. A decoração leva até duas semanas para ficar pronta, mas é composta pelos mais diferentes papais noéis: tem o que anda de bicicleta, de skate, que faz pirueta, ginástica, que está no trenó e também na lancha.

“Eu coloco todos, enfeito a casa inteira. Desde a entrada até a cozinha. Coloco no banheiro, lavabo, na sala de televisão, na de jantar. Tiro todos os enfeites da casa, para depois colocar os de Natal. Tem que tirar da caixa, colocar pilha”, conta.

Dona Wilza Cezar Silveira enfeita banheiro com papais noéis — Foto: André Modesto/TV TEM

Por causa da pandemia da Covid-19, Wilza se mudou para uma chácara e a decoração ficou de lado. Por isso, vários bonecos pararam de funcionar.

Ela afirma que manter o boneco guardado e o calor de Rio Preto podem prejudicar a qualidade dele. Porém, isso não impede em nada que todos os papais noéis façam parte da decoração e até inspire a família.

“Todo mundo da família gosta, quer ver, incentiva. Esse ano eu falei que não ia comprar nenhum porque está ficando difícil de guardar, já que são muitos. Mas meu marido me incentivou a achar algum diferente. Tenho um neto mais velho que também gosta muito.”

São papais noéis que andam de bicicleta, de skate e fazem pirueta — Foto: André Modesto/TV TEM

Com informações: g1 Rio Preto e Araçatuba

 Foto: André Modesto