CidadesIndaiatuba

Com 26% de umidade, Indaiatuba está em estado de alerta; final de semana terá 31 graus

O primeiro final de semana do outono terá temperatura máxima de 31 graus em Indaiatuba (SP) indica a previsão do tempo nesta sexta-feira (27). Será também o último final de semana do mês de março, um dos mais secos dos últimos anos na capital, segundo o Climatempo. Em Indaiatuba os satélites apontam para risco zero de chuva neste sábado, dia 28.

No domingo, dia 22, há 80% de chances de chover até 10 milímetros no estilo verão – com sol durante o dia e pancadas de chuva no final da tarde. As temperaturas mínimas devem ficar em 20 graus e as máximas bater em 31. A umidade relativa do ar na cidade está em 26%, estado de atenção, segundo informou a Defesa Civil nesta sexta. O índice de raios U.V. na cidade está no nível 10, considerado muito alto. Indaiatuba está em estado de alerta.

São Paulo

Após ter o fevereiro mais chuvoso em 77 anos, a cidade de São Paulo está prestes a terminar um dos marços mais secos em décadas! Em 27 dias, pela medição automática do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – choveu 54,0 mm na região do Mirante de Santana, o que corresponde a apenas 25% da média de chuva normal para março. A estação meteorológica convencional acumulava 50,4 mm em 23 dias, quando parou de fazer as medições em função das recomendações para conter a expansão do novo coronavírus. Mas não choveu no período até o dia 27 de março. A medição convencional exige que uma pessoa faça a leitura e manutenção dos instrumentos.
 
Março mais seco em décadas

Nos registros históricos da estação meteorológica convencional, a última vez que choveu 100 mm ou menos em março no Mirante de Santana foi no de 2000, quando março teve 100,1 mm. O último ano em que março teve efetivamente menos de 100 mm foi em 1997, com um total de 76,0 mm. Março de 1993 teve um acumulado de 92,5 mm. O último março com acumulado em torno de 50 mm foi o de 1984, quando choveu apenas 54,0 mm nos 31 dias do mês.
 
foto: divulgação