HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – A sessão da Câmara de vereadores foi quente e longa nesta segunda-feira (23). Teve quase de tudo, com direito ao retorno “do que não foi” de Jorge Lepinski (PMDB), o Pepo, discussão por causa do Cirva e votação do Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021.
Quase afastado, Pepo acabou participando da reunião semanal dos vereadores, conforme adiantou o Comando Notícia. Por ter se dedicado apenas à defesa na semana passada, acabou por não apresentar nenhuma indicação ou moção. Quase atrasada, a sessão começou sob comando do vice presidente da casa, Edvaldo Bertipaglia (PMDB), e sem Pepo, mas logo o titular Hélio Ribeiro (PSB) chegou acompanhado do vereador que faltava. De acordo com o vereador, a notificação da nova decisão da Justiça foi dada às 18h03 ao presidente da casa no fórum – prédio ao lado da Câmara.
Bate-boca
Até a leitura das indicações tudo correu como normalmente acontece. Pedidos de atenção do Executivo a questões que poderiam ser apenas enviadas via ofício à Prefeitura lotaram a ata. Foi aí que o vereador Ricardo França (PRP) apresentou um requerimento pedindo informações sobre as mudanças no Centro de Integração Reabilitação e Vivência dos Autistas (Cirva), anunciadas na semana passada pela Prefeitura.
A discussão começou quando França acusou o prefeito de ter falado “mentiras” em um programa de rádio. O prefeito logo foi defendido pelo líder da situação na casa, Luiz Alberto Cebolinha (PMDB). A defesa foi encorpada por Luiz Carlos Chiaparine (PMDB) e Januba (DEM). Os parceiros de França na oposição, Arthur Spíndola (PV) e Alexandre Peres (SD), também subiram à tribuna para defender o requerimento.
Cebolinha chegou a anunciar o voto contrário ao requerimento na sua fala, antes da votação, mas, após conversar com os vereadores da base, incluindo Silene Carvalini (PMDB) e Edvaldo Bertipaglia (PSB), resolveu pedir vistas até a próxima sessão – marcada apenas para o dia 6 de novembro, já que há – regimentalmente – quatro sessões por mês e no dia 31 é a quinta segunda-feira de outubro.
Ordem do dia
Dos sete textos votados, seis eram a segunda votação. Todos – obrigatoriedade de divulgação detalhada das obras (Ricardo França); tornar preferenciais todos os assentos do transporte público (Ricardo França); atendimento prioritário para pessoas acima de 80 anos sobre os outros idoso (Alexandre Peres); divulgação de direitos do consumidor nos cinemas (Arthur Spíndola); obrigatoriedade de disponibilização de cadeira de rodas para pessoas com obesidade (Alexandre Peres) e instituição das Olimpíadas Municipais da Terceira Idade (Januba), foram aprovados por unanimidade.
O texto do Plurianual tinha 13 emendas e todas tiveram o pedido de vistas do vereador Pepo. O pedido foi aprovado por unanimidade.
Foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia