IndaiatubaPolícia

Com estiagem, Saae passa a bombear água de cavas para reforçar Ribeirão Piraí em Salto

Com o longo período de estiagem que atinge a região, o Saae de Salto (SP) passou a bombear desde quarta-feira (25) a água de três cavas, que são buracos onde ficam máquinas que drenam a areia.

As cavas são de uma empresa de extração de areia localizada ao lado do Ribeirão Piraí. A medida é para reforçar o volume de água do manancial e garantir a captação mínima que permita cumprir a fase laranja do racionamento de água iniciado em julho.

Segundo a autarquia, o Saae de Indaiatuba (SP), cidade vizinha, também disponibilizou uma segunda bomba para ajudar na transposição da água represada nas cavas de extração de areia e enviá-la ao leito do Piraí, que passa ao lado. O município possui outorga de captação do Ribeirão, mas já não consegue captar a água do local há cerca de 1 mês.

De acordo com o Saae, a situação da cidade é crítica e é preciso que chova por várias horas para que o nível do Piraí melhore e, assim, seja possível captar mais água nos próximos dias.

O SAAE reforça que a situação é crítica, que é preciso chover um bom volume e por várias horas, para que o nível do Ribeirão Piraí melhore e seja possível captar mais água nos próximos dias.

 

Dicas para economizar água

 

A autarquia também orienta que a população não desperdice água durante este período. Confira algumas recomendações:

 

  • Não lavar o carro ou calçada usando mangueira;
  • Usar a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal;
  • Fechar a torneira ao escovar os dentes;
  • Diminuir o tempo no banho;
  • Eliminar todo e qualquer vazamento de água no imóvel;
  • Não encher ou trocar a água das piscinas, principalmente as plásticas.

Com informações: G1 Sorocaba/ Jundiaí