campinasCidades

Com estiagem severa, aumentam avistamentos de balões na região do aeroporto de Viracopos

Clima seco e poucos ventos. Com uma estiagem severa, julho reuniu condições climáticas que favoreceram a soltura de balões de ar quente, e o número de avistamentos na região do Aeroporto Internacional de Viracopos mostra isso. Segundo o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos), foram 15 notificações contra três do mesmo período de 2019.

Como os avistamentos podem ser relatados por moradores da região, há possibilidade de mais de um relato de um mesmo balão. Segundo dados da Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o terminal, foram 11 em julho e um no mesmo mês em 2019. Apesar do aumento, não houve registro de colisões.

“Sempre na época das festas juninas aumenta a soltura de balões, mas a concessionária avalia que possivelmente a situação de pandemia possa ter propiciado tanto o aumento de soltura de balões quanto o aumento de avistamentos. Importante destacar que os moradores do entorno do aeroporto podem relatar avistamentos, inclusive vários moradores podem relatar o avistamento de um mesmo balão”, informa a concessionária.

O Cenipa destaca que a soltura de balões “acarreta risco a milhares de vidas”. “Dependendo de como foi construído, o balão pode ser ingerido pelo motor da aeronave ou até mesmo danificar alguma parte da estrutura do avião, no momento do impacto”, informa o órgão.