CidadesIndaiatuba

Com falta de chuvas em Indaiatuba, Saae dá dicas de economia doméstica

Prestes a completar um mês sem chuva, Indaiatuba não corre risco de ficar sem água, mas a economia é sempre bem-vinda. Por isso, o Comando Notícia pediu ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) algumas dicas que os consumidores podem seguir para ajudar a preservar a água.

A assessoria de imprensa informou que “os mananciais estão, naturalmente, com um nível mais baixo que o normal, por conta da estiagem. Entretanto as obras que o Saae realizou nos últimos anos (construção da barragem do Capivari-Mirim, ampliação do sistema de reservação e a reclassificação do rio Jundiaí) possibilitaram essa “folga” no abastecimento.”

E prosseguiu, dizendo que há uma “campanha de orientação aos consumidores, incentivando o combate ao desperdício, através de ações aplicadas no dia a dia. Não temos recebido denúncias de desperdício em número significativo. Aquelas que chegam até nós, são encaminhadas à nossa Fiscalização, onde um funcionário vai até o local e orienta o usuário quanto à economia de água no local.”

Dicas

Na calçada: Use a vassoura para limpar a calçada. 15 minutos utilizando a mangueira consome 280 litros. Quatro dias lavando a calçada você gasta mais de uma caixa d’ água (1.000 litros).

Na lavanderia: Reutilize a água da máquina para lavar quintais. Um ciclo completo consome 150 litros. Conserve em tambor fechado a água armazenada.

Na cozinha e banheiro: Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes economiza até 97 litros de água. Não tome banhos demorados. Cinco minutos são suficientes para o banho.

Vazamentos: Faça a manutenção dos equipamentos hidráulicos e canos. Uma torneira gotejando pode desperdiçar quase 1.500 litros por mês.

foto: divulgação