
A Guarda Civil de Indaiatuba (SP) criou a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) com o objetivo de fortalecer cada vez mais a sensação de segurança pelo município. O Diretor Operacional Oziel, informou ao Comando Notícia que a ROMU substituíra o Grupo de Apoio Preventivo (GAP) que já atuava na corporação desde 2010.
Essa nova equipe, que foi oficialmente apresentada no dia 15 de maio de 2025 com a entrega de duas novas viaturas do modelo Jeep/COMMANDER, e atuará em patrulhamento ostensivo e preventivo buscando combater a criminalidade de forma mais eficiente, e oferecer todo o apoio necessário as equipes das viaturas de área. Essas equipes das tradicionais viaturas setoriais modelo Renault-Duster são as primeiras a chegar e ter contato com todo tipo de ocorrências.
O que é a ROMU?
A ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) é um grupamento especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) que atua com foco em patrulhamento ostensivo e em ações de combate à criminalidade. As equipes carregam em cada viatura escudos, escopeta calibre 12 com munições menos letal para neutralizar em situações fora de controle, armas longas, além de escudos balísticos.




O que é a GAP?
A GAP ( Grupo de Apoio Preventivo) foi criada em 2010 com objetivo de apoiar as outras viaturas da corporação, e atender diversos tipos de ocorrência pelo município.










Foto: Arquivo-Comando Notícia
.