campinasCidades

Com restrição na pandemia de Covid-19, emissão de passaportes cai 81,7% em Campinas

A restrição na emissão de passaportes durante a pandemia do novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, derrubou em 81,7% a entrega destes documentos em Campinas (SP) de março a agosto deste ano, na comparação com o mesmo intervalo de 2019.

A partir de 16 de março, o Governo Federal informou que a emissão de passaportes ficou restrita a casos de “extrema necessidade” em todo o país. A decisão afetou inclusive os atendimentos que, na época, estavam agendados.

Segundo a Delegacia da Polícia Federal (PF) de Campinas, responsável pela emissão dos passaportes, os postos da cidade voltaram a atender quando o município passou da fase 1 – vermelha para a fase 2 – laranja do Plano São Paulo. O avanço ocorreu em 27 de julho.

Um levantamento da PF feito a reportagem, mostrou que o número de passaportes entregues caiu de 59.914 entre o início de março ao fim de agosto de 2019 para 10.921 no mesmo período deste ano.

 

Atendimento com regras

 

A delegacia de Campinas informou que é necessário o agendamento prévio no site da PF. Todos os dias são liberadas vagas. “Mantemos o distanciamento social e todos atendentes usam máscaras e fazem a higienização das mãos constantemente”, informou o órgão.