Com sonho de serem coronéis, oficiais da PM concluem curso de liderança em segurança pública – Comando Notícia
CidadesPolíciaSão Paulo

Com sonho de serem coronéis, oficiais da PM concluem curso de liderança em segurança pública

Oficiais da pm ssp
A Polícia Militar de São Paulo formou 36 oficiais nesta sexta-feira (10). Os alunos concluíram o Curso Superior de Polícia (CSP), que tem como objetivo principal a especialização para cargos de liderança na segurança pública. Esse tipo de estudo também proporciona ao policial a oportunidade de ser promovido e chegar à patente mais alta da instituição: a de coronel. 
 
A cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul da capital paulista, tendo o comandante-geral da PM, coronel José Augusto Coutinho, como o paraninfo da turma. 
 
Entre os alunos, estavam 11 tenentes e 25 majores, como a major Luciana Greanin Rostello, atual subcomandante do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho. Com nota 9,977, ela foi a segunda colocada do CSP.
 
“É muito difícil passar no curso, demanda muito estudo e você ainda precisa conciliar com o trabalho. Mas hoje, me sinto realizada em saber que toda entrega valeu a pena”, disse a major.
 
Apesar da dificuldade, o período de estudos também deixará saudades. “Se separar dos amigos que a gente faz pelo caminho é complicado. A gente acaba virando irmãos, são muitas ideias e experiências trocadas”, relata a militar.

 
Entre seus colegas, o major William Cloudes Galhardo, com nota 9,98, foi o primeiro colocado da turma. Ele recebeu a medalha Pedro Dias de Campos como reconhecimento por seu desempenho intelectual. O terceiro lugar ficou com o tenente-coronel Wilson de Góes Júnior.
 
Com 27 anos de Polícia Militar, Luciana diz estar na “unidade dos sonhos”. “O cavalo é a melhor coisa do mundo, você se apaixona. Quando une a sensibilidade e a força do cavalo no policiamento, só quem ganha é a segurança pública do estado”, exalta a formanda. A Cavalaria da PM completou 133 anos na última quarta-feira (8).
 
As aulas do CSP foram iniciadas em agosto de 2024. Entre as temáticas do curso estão administração estratégica, direção e comando nas áreas específicas de polícia ostensiva, preservação da ordem pública, de bombeiro e de execução das atividades de defesa civil, bem como o assessoramento governamental em segurança pública.
 
“Parabéns por mais esse importante passo na carreira dos senhores, que serão futuros comandantes da instituição”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. “Nada disso seria possível sem o apoio de seus familiares, que hoje sentem orgulho pela trajetória que alcançaram até aqui”, complementa.
 
Combate ao déficit policial
 
Uma das prioridades da gestão é o combate ao déficit policial em todas as unidades da Polícia Militar. A exemplo disso, atualmente, existem concursos em andamento para o preenchimento de 4,9 mil vagas para soldado de 2ª classe e 165 para alunos oficiais. 
 
Também estão em formação 3,6 mil soldados de 2ª classe e 643 alunos oficiais. Após a conclusão dos certames em andamento e das formaturas, a previsão é de que o déficit da PM diminua de 12,9% para 5,1%.
 
Com informações: SSP-SP