Polícia

Comando de Aviação “João Negrão” completa 37 anos

No último domingo (15), o Comando de Aviação “João Negrão”, da Polícia Militar, completou 37 anos no Estado de SP.   A unidade é responsável por atividades de policiamento, de bombeiros e de defesa civil em todo o território paulista, além de prestar apoio em emergências policiais e de resgate. Cerca de 450 homens e mulheres que compõem o CAvPM dedicam suas vidas à proteção e à segurança dos paulistas em uma frota de 26 helicópteros e cinco aviões.

Sua criação está atrelada ao apoio que prestou em dois incêndios que se transformaram em tragédias por suas proporções e chocaram a opinião pública paulista: o do Edifício Andraus, em 1972, e do Edifício Joelma, em 1974. Com auxílio de aeronaves civis e da Força Aérea, o Corpo de Bombeiros e Polícias paulistas salvaram centenas de vidas, chamando atenção e despertando a necessidade de implantar o uso de helicópteros em missões de Segurança Pública e Defesa Civil.

Foi então, em 15 de agosto de 1984, que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo entregou os dois primeiros helicópteros ao Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) “João Negrão”, atual CAvPM. Após todo um processo de seleção inicial e de formação dos pilotos, tripulantes e mecânicos de voo, com apoio inicial das Escolas de Aviação das Forças Armadas (Marinha e Força Aérea), em 28 de junho de 1986, foi realizado o primeiro vôo com a tripulação composta integralmente por Policiais Militares.

Hoje sob comando do Coronel PM Paulo Luiz Scachetti Junior, além da sede na Capital, a unidade possui 10 Bases de Aviação que atendem o interior paulista, presentes nas áreas correspondentes de cada Comando de Policiamento do Interior – CPI. Em 2018 passou a denominar-se Comando de Aviação da Polícia Militar, pela importância e grandeza alcançada dentro da Corporação e atualmente é a maior Unidade Aérea Pública (no ramo da Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil) do Brasil, e realiza voos diariamente em defesa da sociedade.

Entre as atividades desempenhadas pelo CAvPM, destacam-se: operações e apoios policiais, operações Aeromédicas, Bombeiro e Defesa Civil, policiamento de Choque, policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário, policiamento Ambiental, transporte de órgãos humanos, missões com aviões e o Programa DRONEPOL.

Desde sua criação até março deste ano, o CavPM protagonizou 342.848 missões, resgatou 2.619 pessoas e realizou o salvamento aeromédico de outras 12.904, além de 795 transportes de órgão e média de 4.850 ações de prevenção durante a Operação Verão.

João Negrão: Patrono da aviação da PMESP

Por: Especial Comando de Aviação João Negrão

“É o Tenente João Negrão, que participou da travessia do Atlântico Sul integrando a tripulação do Hidroavião Jahú, juntamente com João Ribeiro de Barros, missão completada em 28 de abril de 1927. O Jahú, um Hidroavião Savoia Marchetti S.55, que foi adquirido por João Ribeiro de Barros, saiu de Genova – Itália com destino ao Brasil em 1926, contando inicialmente em sua tripulação com a participação dele próprio como piloto, do Tenente Aviador Artur Cunha, o piloto, Vasco Cinquini, mecânico, e o Capitão Newton Braga, navegador.

Diante da saída de Artur Cunha da missão, quando a tripulação se encontrava em Porto Praia, Cabo Verde, na costa oeste da África, a família de João Ribeiro de Barros procurou um copiloto para assumir seu lugar, encontrando apoio na Esquadrilha de Aviação da Força Pública, que autorizou e apresentou o Ten João Negrão para integrar a tripulação e completar a missão em 1927, tornando-se, pelo feito, o Patrono da Aviação da Polícia Militar e emprestando seu nome à Unidade. ”

Divulgação