Comando Notícia entrevista o vice-prefeito e candidato à reeleição, Dr. Túlio Tomass do Couto
O Comando Notícia traz mais uma entrevista com um dos candidatos a vice-prefeito que disputarão as eleições deste ano, que acontecerão no dia 15 (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).
O atual vice-prefeito, Dr. Túlio Tomass do Couto (Solidariedade) foi confirmado candidato à reeleição pela Coligação Eu Amo Indaiatuba, juntamente com o atual prefeito, Nilson Gaspar. Confira abaixo a entrevista.
1.Comando Notícia (CN) -Há quanto tempo o senhor está na carreira política e qual a sua relação com Indaiatuba?
Dr. Túlio (DT) – Fui eleito vereador em 2004 e permaneci na Câmara Municipal por três mandatos. Minha relação com Indaiatuba começou em 1992, quando vim atuar, no início da minha carreira como médico, como funcionário público municipal, atendendo a população em postos de saúde. Uma realidade completamente diferente da que temos hoje. Naquela época faltava de tudo na rede municipal e não tinha a estrutura necessária para atender bem a população. De lá pra cá fui me envolvendo com projetos na saúde pública, especialmente a saúde da mulher e planejamento familiar, e surgiu o desejo de ingressar na política, para fazer mais pela população.
2.CN – O senhor é médico. Isso teve alguma contribuição no trabalho desenvolvido durante os últimos 4 anos como vice-prefeito?
DT – Com certeza minha profissão ajudou Indaiatuba a avançar em questões importantes na área da Saúde e tenho trabalhado diretamente nos projetos implantados. Em 2017, em parceria com o HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) inauguramos a Maternidade, com uma estrutura específica para obstetrícia, algo que não tínhamos antes e eu como profissional desta área posso atestar que as condições de trabalho melhoraram muito, tanto para as gestantes quanto equipe médica.
Também inauguramos a UTI Pediátrica, estrutura que existe em apenas cinco cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e era uma necessidade em Indaiatuba. Na gestão atual, Indaiatuba se tornou referência mundial no diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, através de uma parceria com a Roche e a Unicamp. Somos a única cidade a fazer o exame pela rede pública de saúde e temos colhido resultados muito positivos. Além disso, intensificamos a vacinação de crianças e adolescentes contra o HPV e esperamos zerar novos casos da doença futuramente.
Temos ainda um programa que também é referência na área de planejamento familiar para evitar a gravidez na adolescência. Também no planejamento familiar, temos uma agilidade enorme para procedimentos de vasectomia e laqueadura. Nesta gestão, em parceria com a Associação dos Contabilistas, zeramos no ano passado a fila para cirurgias de câncer de mama na rede pública de saúde e fizemos a reforma do centro cirúrgico do Hospital Dia, aumentando a capacidade de atendimento aos pacientes que necessitavam de pequenas cirurgias. São inúmeras as ações na área da Saúde e tenho orgulho de neste ano termos feito a entrega do Centro Integrado de Oncologia, além do novo hospital, com capacidade para 210 leitos e que tem sido fundamental neste período de pandemia.
3.CN – Por que aceitou ser candidato a vice-prefeito novamente?
DT – Aceitei ser candidato novamente porque tenho orgulho de fazer parte da administração do prefeito Nilson Gaspar. Uma administração aprovada pela população. Esta é uma gestão séria, transparente, eficiente, temos pessoas comprometidas com o bem-estar da população e acredito que a experiência em gestão vai pesar muito sobre os municípios pós pandemia. Então eu sinto que nós podemos contribuir nesse sentido e fazer ainda mais por Indaiatuba, dando sequência às boas administrações dos últimos anos.
4.CN – Já pensou em se candidatar como prefeito de Indaiatuba?
DT – Nunca pensei em ser prefeito da cidade. Acredito que posso ajudar muito como vice-prefeito.
5.CN – Como foram esses quatro anos de mandato e o que Indaiatuba tem a melhorar?
DT – Os quatro anos têm sido de muito trabalho, todos os dias. O importante é que aqui a gente administra em cima de planejamento a curto, médio e longo prazo. A experiência em trabalhar dessa maneira traz muitas coisas boas para a população. Você pode perceber que Indaiatuba não passa um ano sequer sem ser referência nacional em alguma coisa boa. E os adversários, ficam bravos, mas não somos nós que atestamos isso. São entidades de fora do município. Somos referência em educação de qualidade, em segurança, em governança, enfim, isso é fruto de muito trabalho e planejamento. Não se administra uma cidade do porte e com a qualidade de vida que Indaiatuba oferece somente de segunda a sexta-feira em horário comercial. Quando surge o inesperado, como a Pandemia, por exemplo, você tem de estar na linha de frente. Não dá pra ficar em casa escondido dentro de um quarto. Mas tem sido gratificante ver a evolução ao longo dos anos e a visão de futuro do prefeito Nilson Gaspar e toda a equipe em planejar o desenvolvimento da cidade em todas as áreas para a próxima década.
Sobre o que Indaiatuba tem a melhorar, é como diz o ditado “quem fica parado é poste”. Aqui em nossa cidade, a mudança é constante, senão você não mantém a qualidade de vida oferecida à população. Temos ajustes em todas as áreas. Se você acessar nosso Plano de Governo verá. Agora o nosso foco sempre é a população. Tudo é feito pensando em seu bem-estar. Temos projetos para todas as áreas e com o trabalho sério que vem sendo feito tenho certeza que Indaiatuba continuará sendo uma das melhores cidades do Brasil para se viver.
6.CN – O que a população pode esperar de um segundo mandato?
DT – Da nossa parte, com certeza, de que Indaiatuba não ande para trás. Aqui é um lugar onde as coisas funcionam. Onde o serviço público deu certo. Então temos de seguir em frente, como eu já disse, seguindo um planejamento para que nossa população possa continuar usufruindo de serviços de qualidade em todas as áreas. Temos grandes projetos para a cidade e eles serão apresentados no Plano de Governo nos próximos dias. Se eu pudesse destacar apenas dois itens do nosso Plano eu destacaria, aliás, três: 1 – nós vamos fazer o maior projeto habitacional de Indaiatuba para poder atender muitas famílias. A Prefeitura já comprou a área e vamos ter diferentes projetos para procurar atender o maior número de pessoas; 2 – a ampliação do Hospital Dia com o segundo piso para aumentar a capacidade de atendimento às pessoas; 3 – o Programa Indaiatuba Presente, que pretende dar uma resposta direta aos efeitos que a pandemia causou, socorrendo aqueles que mais precisam, dando suporte aos que precisam se recuperar e ao mesmo tempo movimentando a economia local. É um projeto muito interessante que vai ajudar muita gente. Vale a pena conhecer.
7.CN – Como avalia o trabalho conjunto com o prefeito Nilson Gaspar?
DT – Avalio o trabalho com o prefeito Nilson Gaspar como muito positivo. O Gaspar é muito trabalhador, muito competente, centrado e exige soluções para os problemas da cidade. Não é aquela pessoa que fica enfiada no gabinete. Ele vai à luta. Quer estar perto e ver de perto tudo. Acredito que eu, como médico, tenho dado minha contribuição sobretudo na área da Saúde, que é uma das mais importantes em uma gestão, e nossa sinergia é muito boa. Pra se ter uma ideia, a lei exige que o município aplique 15% em saúde. Aqui em Indaiatuba a gente aplica 28%.
O resultado é atestado em avaliações positivas nas mais diversas áreas. Semana passada tivemos a divulgação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e mais uma vez Indaiatuba aparece no topo. Também temos uma das melhores gestões públicas do País, segundo o Índice de Governança Municipal, e o crescimento da cidade comprova que Indaiatuba é buscada cada vez mais por pessoas que buscam qualidade de vida. Tenho plena convicção que Indaiatuba está no caminho certo, por isso, vamos em frente!
Foto: divulgação.