Polícia

Comando Noticia visita o Batalhão Tobias de Aguiar, em São Paulo

Na manhã chuvosa de sexta-feira (19) o Comando Noticia juntamente com amigos do Município de Indaiatuba se deslocou  até o Batalhão da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) situado na Avenida Tiradentes no bairro da Luz  na Cidade de São Paulo, nosso objetivo é entender um pouco de sua historia.

A Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) é uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo ainda uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar. Atualmente, é o maior batalhão de Polícia Militar do Brasil, possuindo cerca de 900 homens e 150 viaturas Hilux SW4.

Companhias de Rota

O 1ºBPChq Tobias de Aguiar, está subordinado ao Comando de Policiamento de Choque (CPChq), que por sua vez está subordinado ao Comando Geral da Polícia Militar, que está subordinado ao Secretário de Segurança Pública, que assim está subordinado ao Governador do Estado.

O patrulhamento tático da Rota é divido em quatro Companhias de Policiamento de Choque (CiaPChq) Operacionais:

  • 1ºCIA (Rota noturna)
  • 2ºCIA (Rota matutina)
  • 3ºCIA e 4ºCIA (Rota vespertina)

Cada Companhia de Rota contém seis pelotões sob o comando de um 1º ou 2º Tenente da PM. E cada companhia é comandada por um capitão da PM. Cada pelotão é composto por seis viaturas, sendo uma delas destinada ao comandante do pelotão.

Quando da criação da Rota em 1970, as viaturas utilizadas eram pickups Chevrolet C-1504), caminhonetes sem capotas, que poderiam levar um efetivo de aproximadamente dez homens, sendo o motorista, o comandante de equipe e mais oito policiais que iam sentados na carroceria, em bancos de madeira.

Ainda em 1970, foram adquiridas viaturas Chevrolet C-14, quatro marchas, câmbio em cima (na coluna do volante), motor seis cilindros. Nos anos 80 as viaturas C-14 foram substituídas por Veraneios A-10, a álcool, câmbio baixo de quatro marchas e posteriormente cinco marchas, com motores de quatro ou seis cilindros.

Em 1988, chegaram as primeiras viaturas Chevrolet Veraneio Custom, A-10, que eram maiores e mais “quadradas”. Por volta de 1997 as viaturas veraneios passaram a ser substituídas por viaturas Blazer, motor seis cilindros; em 2005 foram substituídas por viaturas Blazer, motor quatro cilindros.

Em 15 de abril de 2011, pela primeira vez na história da ROTA as viaturas Chevrolet foram substituídas por viaturas Toyota Hilux SW4 2012, motor de 4 cilindros 2.7 a gasolina.

Em 27 de Março de 2014, o Governo do Estado de São Paulo entrega 67 novas viaturas para a ROTA modelo Toyota Hilux SW4 2015, substituindo algumas Blazers que ainda eram usadas para patrulhamentos. Nesse mesmo mês a ROTA testa a nova viatura TrailBlazer 2014 da marca Chevrolet.

texto: fonte e pesquisa

Queremos agradecer a todos ao bom atendimento que tivemos no Batalhão Tobias de Aguiar em especial à cabo Jamacaru e ao cabo Barbosa.

Fotos: Comando Uno/Comando Notícia