NÚBIA ISTELA
Quando se trata de saúde, o assunto é sério. E é preciso correr – literalmente e no sentido figurado) para se manter em dia com o corpo e qualidade de vida. A nossa proposta nesta semana é falar um pouco sobre quais são os benefícios do esporte na terceira idade.
E quem contou tudo para o Comando Notícia foi Giovanna Martins, brasileira que é recordista no atletismo dentro e fora do País, e com mais de 500 prêmios e que ainda presta assessoria esportiva. “Esporte é como escovar os dentes. Todo mundo precisa praticá-lo. Escolher um que gostar e fazer. Afinal os benefícios são muitos, como por exemplo: antidepressivo, melhora a capacidade de raciocínio. É disciplina. Cura para drogas e bebidas. E permite a socialização”, afirmou a atleta.
Você sabia que no frio a quantidade de infartos aumentam? E para evitar esse mal a prática de atividades físicas é indispensável. Giovanna disse ainda que além de aumentar o prazer, o exercícios contribuem para a redução de medicamentos, sobretudo para a pressão alta.
“É muito importante tirar o idoso do sofá. E não tem idade para começar. O esporte é um caminho de oportunidades para quem as vezes acha que não tem mais nada a fazer da vida. E isso sem dúvida pode ser um recomeço com garantias de uma qualidade de vida muito melhor”, disse.
Antes de tudo são necessários alguns cuidados segundo a campeã do Disney Wine e Dine Half Marathon. “Começar com uma caminhada. Fortalecimento muscular. Boa alimentação. Procurar o médico para fazer os exames. Fazer uma dieta e fazer acompanhamento com profissionais . E, por fim, correr é um movimento natural”. conclui.
Formada em Educação física. Com especialização em bioquímica, nutrição esportiva, fisiologia, treinamento esportivos. Giovanna Martins presta assessoria de corrida. O trabalho pode ser em grupo ou individual. E varia de R$ 80 a 170 de acordo com a escolha do assessorado. O importante mesmo é não deixar de praticar esportes mesmo nesse friozinho preguiçoso.
foto: divulgação