CulturaSalto

Comédia baseada em circo tem apresentação gratuita hoje em Salto

A Sala Palma de Ouro, situada em Salto (SP), recebe nesta segunda-feira, dia 14, o espetáculo Números, apresentado pelo grupo de teatro Os Geraldos. A peça acontece às 20h, com entrada gratuita, bastando realizar um cadastro prévio online. O evento é realizado em parceria com a D’color Produções Culturais, com patrocínio da Tuberfil Cultural.

A peça Números é uma comédia, na qual um grupo de artistas mambembes se multiplica em várias funções para apresentar uma série de números inspirados na tradição circense. O espetáculo traduz o amor do artista pelo público, ao apostar no talento humano na realização de uma alquimia, que converte a pobreza de recursos materiais em arte. Essa transformação torna-se, ainda, uma metáfora, não só da situação do artista atualmente, mas do próprio povo brasileiro, que a partir de sua miséria material, cria arte, alegria e beleza.

Processo de criação Guiados pelo olhar de Roberto Mallet e com a premissa de que arte se aprende com a própria arte, vendo-a e produzindo-a, o grupo investiu na apreciação e análise de obras inseridas no universo cômico, com o objetivo de mapear mecanismos de criação poética e transpô-los para exercícios e elaborações dos artistas. Foram buscadas referências tanto no que ocorre nos circos de lona, quanto nos grandes nomes do cinema e do circo, tais como Grock, Charlie Rivel, Os Irmãos Colombaioni, Charles Chaplin, Fellini, Buster Keaton e Oscarito. Tendo em mente a natureza cômica da peça, a improvisação foi a principal ferramenta para construção das cenas e para os treinamentos técnicos do grupo.

A entrada é gratuita, porém, para garantir o ingresso é necessário se cadastrar no site, disponível aqui, e apresentar o QR Code, que será válido até 15 minutos antes do início da apresentação. A classificação indicativa da peça é de 14 anos de idade.

Viabilizado pelo Programa Estadual de Apoio à Cultura (ProAC) ICMS, o espetáculo Números, em Salto, conta com patrocínio do programa Tuberfil Cultural, apoio da Secretaria de Cultura de Salto e é realizado pela D’color Produções Culturais, que atua há mais de 10 anos no mercado de produção cultural, assessorando, planejando e executando projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos.

Roberto Mallet Diretor, ator, professor de teatro e tradutor. Leciona, desde 2002, interpretação e improvisação no departamento de Artes Cênicas, da Unicamp (Universidade de Campinas). Em 1992, fundou, em São Paulo, o Grupo  Tempo, no qual dirigiu os espetáculos Judite (1993), Abismo de rosas (1994), Teresinha (1998), Canto de outono (1999) e Drakul – paixão e morte (2002). Em 2001, voltou a atuar, no monólogo Lições de Abismo – dirigido por Mário Santana – e em Auto-escola de arte dramática, com seu clown Gregório.

Foi diretor, ainda, das peças Don Juan Tenório (1997), A parábola dos cegos (1997), Decamerón (2005), Números (2008) e O último sarau – uma peça de corpo presente (2014). Roberto Mallet cursou Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), local em que conheceu Maria Helena Lopes, do Grupo Tear, com quem estudou de 1980 a 1986 e trabalhou como escriba no espetáculo Os reis vagabundos (1982), além de ator na encenação Crônica de cidade pequena (1984).

Desde 1987, ministra oficinas e cursos, particularmente nas áreas de interpretação e teoria teatral, sendo professor na Universidade Regional de Blumenal, de 1989 a 1992, e no Curso livre de formação de atores, realizado no TUCA, de 1992 a 1994.

Os Geraldos Com mais de uma década de história, o grupo já apresentou seu repertório em mais de 70 cidades de nove estados brasileiros, além de festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru. Recebeu 43 prêmios e, em 2017, foi indicado ao Prêmio Governador do Estado, na categoria Territórios Culturais, reflexo do intenso trabalho formativo que desenvolve em paralelo à criação e circulação de seus espetáculos, contribuindo para o desenvolvimento de artistas e grupos teatrais, sobretudo no interior paulista.

FICHA TÉCNICA

Direção: Roberto Mallet | Dramaturgia: Roberto Mallet e Os Geraldos | Elenco: Carolina Delduque, Douglas Novais, Gileade Batistta, Julia Cavalcanti, Paula M. Guerreiro e Railan Andrade| Cenografia: Roberto Mallet e Os Geraldos | Figurino: Os Geraldos | Maquiagem: Os Geraldos e Heloisa Cardoso | Iluminação: Douglas Novais e Roberto Mallet | Técnico de luz e som: João Victor Fernandes | Produção: Os Geraldos.

SERVIÇO

  • Espetáculo Números – Os Geraldos
  • Data: 14/10
  • Horário: 20h
  • Classificação indicativa: 14 anos
  • Local: Sala Palma de Ouro – Rua Prudente de Moraes, 580, Centro, Salto (SP) – MAPA AQUI
  • Ingresso gratuito: clique aqui
  • Informações (19) 3256-4500 | [email protected]