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Comércio fechado para vendas físicas sofre prejuízos, mas continua acelerando as vendas online

Com o comércio fechado para as vendas nas lojas físicas, o e-commerce foi a solução para os empresários em março de 2021. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), as vendas digitais atingiram R$ 80,3 milhões, representando um crescimento de 28,5% na comparação com março de 2020, que teve faturamento de R$ 62,5 milhões. No geral, porém, segundo os dados da Boa Vista – SCPC o faturamento apresentado pelo setor em março de 2021 mostrou uma redução de 2,91% em relação a março de 2020, e de 21,16% na comparação com fevereiro de 2021.

O retorno à Fase Vermelha do Plano São Paulo não gera, por ora, grandes expectativas para o comércio, considerando que a circulação de pessoas ainda é bem restrita e a única alteração é a possibilidade da retirada de produtos na porta dos estabelecimentos, permanecendo proibido o atendimento interno.

A flexibilização que começa a valer a partir da última  segunda-feira, dia 12, autoriza a abertura das lojas de materiais de construção, concessionárias de veículos, de insumos para oficinas mecânica e assistências técnicas.  No primeiro trimestre de 2021 o comércio varejista da Região Metropolitana de Campinas (RMC) acumula a perda de R$ 273,9 milhões.

“Considerando que no acumulado de janeiro a dezembro de 2020 as perdas somaram R$ 5,048 bilhões, desde o início da pandemia o prejuízo acumulado atinge R$ 5,3 bilhões”, calcula o economista Laerte Martins, diretor da ACIC.

Com informações: Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC)

Foto: divulgação