
No campo, cada hora conta e cada decisão afeta diretamente o rendimento, a qualidade e a lucratividade. Com o crescimento constante na agropecuária brasileira, que registrou aumento de 10,1% no segundo trimestre de 2025 em comparação com igual período de 2024 – segundo dados do IBGE – a combinação de máquinas agrícolas e a tecnologia de agricultura inteligente são cruciais para tornar a colheita não apenas mais fácil, mas também mais rápida e mais eficiente, mitigando os riscos operacionais enfrentados pelos produtores rurais, especialmente diante da volatilidade climática no país.
Os tratores da Valtra, como a Série S6, são projetados para alto desempenho durante o plantio. Fabricados numa das unidades de tratores mais sustentáveis do mundo na Finlândia, eles estão equipados com toda a tecnologia de agricultura inteligente que os agricultores precisam para melhorar, tanto a sustentabilidade, quanto a eficiência. Com recursos como Valtra Guide, SmartTouch e Valtra Connect, os agricultores podem automatizar tarefas e tomar decisões baseadas em dados em tempo real.
“Essas tecnologias são importantes para a rentabilidade cada vez maior no agro. Em um cenário de custos crescentes e imprevisibilidade climática, a capacidade de usar dados para otimizar o campo é o que garante que o produtor extraia o máximo de produtividade de cada hectare de forma sustentável”, ressalta Winston Quintas, coordenador de Marketing e Produto Trator Valtra.
Foco em ergonomia e produtividade
A facilidade de uso dos tratores Valtra e a ergonomia são diferenciais que impactam diretamente a produtividade. A similaridade na plataforma de controle entre diferentes séries (como Série S6 e Série Q5) permite que os operadores alternem entre as máquinas de forma rápida e segura, crucial em operações de múltiplos turnos.
O sistema bidirecional Twin Trac se destaca na otimização do trabalho. Em 2023, um estudo de campo da Valtra na Espanha, em parceria com a Universidade de Zaragoza, comprovou o valor desta tecnologia. Testando a máquina equipada com Twin Trac, que permite dirigir o trator em duas direções, o estudo mostrou que o trabalho foi cerca de 10% mais rápido com a tecnologia. A maior vantagem, no entanto, é a ergonomia aprimorada do motorista: o estudo mostrou que, sem o Twin Trac, o motorista precisava virar o corpo ou a cabeça 95% do tempo. Com o sistema, ele apenas vira o assento, o que torna o trabalho da colheita significativamente mais fácil e reduz o desgaste físico em longas jornadas.
A facilidade de uso dos tratores também é um diferencial que possui um impacto na eficiência. Na Swiss Future Farm – uma fazenda de pesquisa e demonstração na Suíça, operada em colaboração com a AGCO – os tratores Valtra são usados para testar técnicas de agricultura inteligente em condições reais. Durante a época de colheita, é comum que agricultores e empreiteiros trabalhem longas jornadas, muitas vezes em turnos. A capacidade de gerenciar e enviar tarefas ao trator facilmente melhora significativamente a eficiência. O mesmo se aplica à troca entre perfis de motorista durante diferentes turnos. “Quanto os tratores podem ser trocados, a rede de dados não apenas torna nosso trabalho mais fácil e suave, também economizamos muito tempo, combustível e recursos”, explica Raphael Bernet, Gerente Adjunto de Operações da fazenda.
Além disso, a similaridade na plataforma de controle entre diferentes séries de tratores (como Série S6 e Série Q5) permite que os operadores alternem entre as máquinas de forma rápida e segura, aumentando a produtividade em operações de múltiplos turnos.
Utilização da tecnologia inteligente para uma colheita precisa
A precisão do Valtra Guide é fundamental para aumentar o rendimento em culturas que exigem o uso de implementos complexos. Peter Vestergaard, responsável pela DanRoots – grande produtora de cenouras na Dinamarca – comenta: “O Auto-Guide é uma parte importante do nosso trabalho. Usamos colheitadeiras complexas que são automatizadas para seguir as mesmas linhas de direção dos tratores. O Valtra Guide permite que nossos operadores se concentrem em guiar os implementos em vez do trator. Ao planejar cuidadosamente nossas linhas de direção, podemos usar os campos e outros recursos da forma mais eficiente possível”.
Valtra
A linha de produtos Valtra inclui tratores de 57 a 425 cavalos, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. No Brasil desde 1960, foi a primeira empresa do setor a se instalar no País. A Valtra conta hoje com uma rede de mais de 220 pontos de venda e assistência técnica na América Latina, dos quais 156 estão no Brasil. A Valtra é uma das principais marcas pertencentes ao grupo AGCO. Para saber mais sobre a Valtra: visite o site.
Sobre a AGCO
A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Valtra®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Georgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$11,7 bilhões em 2024. Visite o site www.agcocorp.com.
Com informações:Beatriz Voltani






