CidadesIndaiatuba

Como planejar o seu novo negócio

Você deseja empreender para aproveitar as vendas no fim do ano ou então deseja iniciar 2022 colocando em prática aquele sonho de ter o seu negócio próprio, mas aí surge a dúvida de como fazer, o que fazer, quanto custa, qual é a melhor opção e você não tem com quem conversar a respeito.

Especialmente sabendo que 4 em cada 5 empresas não conseguem prosperar e fecha as portas nos primeiros 2 anos de funcionamento, planejar e diminuir os riscos é imprescindível.

Todo negócio depende de planejamento prévio, afinal você não vai colocar o seu dinheiro suado e tão difícil de conquistar em algo que não dá retorno, e apesar de muitas pessoas serem avessas ao tema, o planejamento é necessário, senão você corre um grande risco de perder dinheiro.

Tudo começa com um caderno, uma caneta e uma calculadora, e você responde as perguntas básicas que farei agora:

1. O que fazer?
2. Por que fazer?
3. Como fazer?
4. Onde fazer?
5. Quando fazer?
6. Quem vai fazer?
7. Quanto vai custar fazer?

Quanto mais detalhadas forem as suas respostas, melhor o seu plano de negócios.

Você viu que é imprescindível saber “o que” e o “porquê”, não adianta sair atirando para qualquer lado . Outro ponto é o “como fazer”, justamente porque tem mais chances de sucesso aquelas pessoas que sabem bem o que estão fazendo. “Onde” e “quando” também são importantes uma vez que te ajudam a definir um local e uma jornada, enquanto o “quem” define se você vai trabalhar só ou com o apoio de familiares ou contratando empregados.

Encerrando o planejamento vem um dos critérios mais importantes, “quanto custa”, onde deve ser avaliado não só o preço da instalação da empresa com aluguel, compra de equipamentos, compra de matéria prima ou mercadoria para revenda, custos com energia, água, telefone/internet, imposto, abertura da empresa e demais regularizações, mas também o seu custo de vida nos primeiros meses em que a empresa não der retorno, porque você passará alguns meses não poderá tirar da empresa o sustento da sua família. Em média leva ao menos 12 meses para a empresa começar a dar lucro, portanto considere 12 meses de custo de vida da sua casa nos custos da empresa.

Como você pode ver, planejar o seu negócio vai além do querer e da instalação da empresa, é uma conta que deve ser feita e refeita no início e reajustada a cada mudança ou adaptação. É preciso ter disposição para planejar, colocar no papel e revisar cada passo, especialmente associando cada item ao calculo do seu custo e do seu retorno, para que você tenha certeza que possui as condições mínimas de prosperar sem quebrar no meio do processo.

O trabalho e a preocupação existem, quanto mais se planejar e se preparar, menores são os riscos. A recompensa é muito gratificante.
Caso você esteja precisando de uma ajuda em planejar o seu negócio entre em contato conosco e será um prazer te ajudar nessa tarefa.

Erico Piovesan
Contador
Escritório Contábil Brasil
Em Indaiatuba, atendemos toda a região.
Fone (19) 3318 4332 – WhatsApp 19991825204