Com foco em promover atividades artísticas e levar cultura musical para crianças e adolescentes, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, por meio da Escola de Música (EMOSI), vem realizando uma série de concertos em escolas da cidade, com o propósito de oferecer instrução, didática e diálogo musical aos alunos.
Durante a primeira quinzena deste mês foram realizados três Concertos Didáticos: na E.E. Prof. José de Campos, que fica no bairro Jardim Morada do Sol, na Emeb Doardo Borsari, no bairro Videira e na FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). Também já estão confirmadas para outubro apresentações em outras duas escolas municipais localizadas no bairro Parque Residencial Indaiá. São elas: Emeb Prof. Antonio Luiz Balaminuti e na E.E Prof. Carlos Tancler. Já no dia 9 de novembro a apresentação acontecerá no Museu Casarão Pau Preto.
QUARTETO Os encontros incluem ainda o Quarteto de Cordas que se apresenta no sábado, 26, durante a Semana Literária. Ao lado de músicos convidados, o Quarteto, formado por professores da EMOSI, executará trilhas sonoras dos clássicos do terror, fazendo alusão ao Halloween. O encontro que acontece a partir das 18h, no Museu Casarão Pau Preto, contará ainda com a presença de atores das oficinas de teatro da Secretaria Municipal de Cultura declamando trechos de contos de terror. A entrada é gratuita e a classificação etária é de 14 anos. A agenda 2024 do Quarteto de Cordas se encerra em dezembro, no dia 5, com uma apresentação de Natal para os alunos da Associação Somos do Bem Indaiatuba, que fica no bairro Pimenta.
As ações são realizadas pelo Ministério da Cultura, Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pela Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (AMOJI), com patrocínio da John Deere, Plastek e Tuberfil.
Sobre a AMOJI A Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (AMOJI) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – que celebra 10 anos de existência – vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove também o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que disponibiliza masterclasses para estudantes de música de todo o Brasil e uma programação cultural de concertos para a comunidade.
Com informações: Samanta De Martino-Assessora de comunicação
Foto: Felipe Gomes