Confronto que tirou a vida do PM Medina, e feriu gravemente o Guarda Civil Zenir em Indaiatuba completa 34 anos
O Inspetor Zenir Adilson Wulk de Freitas completou no mês de fevereiro de 1986 , 36 anos dedicados ao trabalho na Guarda Civil de Indaiatuba.
Além de executar todas as funções na corporação ao policiamento em todas as operações e atendimento de ocorrências que realizou em sua trajetória profissional, uma das situações que marcou a sua vida foi um assalto que aconteceu em um supermercado, onde que infelizmente durante o confronto com assaltantes ele foi atingido gravemente por um tiro que acertou a região da boca e conseguiu sobreviver, já o seu companheiro de viatura não teve a mesma sorte, foi atingido mortalmente por disparos de arma de fogo e morreu.
Entenda um pouco desta historia
Na manhã de quinta – feira (31) de março de 1988, por volta de 11h40, o supermercado Sumerbol localizado na Rua José da Silva Maciel no bairro Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba (SP), foi tomado de assalto na época por três bandidos todos armados. Após o roubo eles fugiram com todo dinheiro em um Volkswagen/ Passat na cor branca, que tinha sido roubado horas antes pela Rodovia Santos Dumont (SP-75).
Com o alerta geral do roubo, uma viatura da GM com a guarnição PM Medina conhecido pelo apelido (Parafuso) e GM Zenir, na época a PM e GM patrulhavam na mesma viatura, foram os primeiros a localiza o carro com os ladrões em fuga. Na estrada de terra que liga Indaiatuba/Campinas, saindo pela Avenida Presidente Vargas, até encontrar com a SP-75, houve o primeiro confronto entre policiais e bandidos, que perseguidos desceram do veiculo e embrenharam-se num matagal as margens da Rodovia.
Os policiais também entraram no mato na tentativa de capturá-los. Logo em seguida o policial militar Medina foi atingido com um disparo no rosto e caiu no chão. O Guarda Municipal Zenir a tentar socorrer o colega também foi atingido gravemente atingindo a boca, o GM mesmo ferido conseguiu retornar até a viatura e pedir socorro. Ele foi encaminhado com urgência por uma viatura ao pronto socorro do Haoc. Com um novo cerco houve uma nova troca de tiros e o bandido que atirou no guarda Zenir membro de uma quadrilha perigosa foi atingido e morto.
PM Medina conhecido na época por ( Parafuso)
Enquanto o GM era socorrido ao hospital, todos policiais militares, guardas municipais e policiais civis e reforço da região estavam empenhados na captura dos dois assaltantes que tentavam fugir do cerco policial. Após um hora de buscas onde aconteceu o primeiro confronto, os policiais encontraram o PM Medina caído no chão e já sem vida. Os marginais antes de continuarem a fuga, levaram os pertences do policial entre eles aliança, relógio, dinheiro e o revolver da corporação. Apesar do esforço de toda polícia o restante do bando conseguiu fugir.
Por Comando Uno
Pesquisa: arquivo/ Jornal Tribuna