CidadesIndaiatuba

Construção civil tem alta de 37% das vagas de emprego em Indaiatuba

A construção civil teve alta de 37% nas contratações em Indaiatuba (SP) em 2021. Houve 1.505 mais contratações do que demissões na cidade no ano passado, indicam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede o emprego formal, ou seja, com carteira assinada. Ao todo, os cinco setores pesquisados somaram mais de sete mil contratações a mais do que demissões. No ano de 2020, Indaiatuba teve saldo negativo em 768 vagas, ou seja, houve mais demissões do que contratações.

O setor que teve a maior alta numérica foi a indústria, com saldo positivo em 2.494, e é seguido por serviços, com mais de duas mil contratação a mais do que demissões. Ao todo, Indaiatuba teve 39.155 contratações e 32.101 demissões no ano passado. É bom lembrar que os números são referentes aos empregos com carteira assinada.

O mercado formal de trabalho em Indaiatuba é formado majoritariamente por homens. São 4,5 mil contra 2,4 mil mulheres. A maioria dos trabalhadores tem Ensino Médio Completo, sendo a maior faixa etária formada por pessoas entre 18 e 24 anos, com quase 3 mil dos 7 mil trabalhadores formais.

Entre as áreas com maior fluxo de mudanças estão os que tem trabalhadores da produção de bens e serviços industriais, com quase 14 mil contratações contra cerca de 11 mil demissões. Os trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio e em lojas e mercados foram responsáveis por uma movimentação de mais de 11 mil contratações, o saldo positivo está em 1.285.

Informações: Caged

Foto: divulgação/arquivo