CidadesIndaiatuba

Contaminação causa morte de peixes em lago do Floresta Parque

HUGO ANTONELI JUNIOR

Um número incontável de peixes foi encontrado morto em um lago do Floresta Parque desde a semana passada até esta segunda-feira (3), em Indaiatuba. O problema com a contaminação foi resolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), mas a água no local segue escura. Na manhã desta segunda, os moradores disseram que os peixes mortos foram removidos – o que foi confirmado pela Prefeitura -, mas a quantidade não foi informada. O COMANDO NOTÍCIA MEIO-DIA tratou deste assunto diretamente do local, como você pode assistir abaixo.

O Saae informou que “assim que tomou conhecimento, a equipe de obras começou a fazer a busca para encontrar por onde estava vazando esgoto e assim que encontraram (entre as ruas Angelo Stocco e Martinho Lutero) o conserto foi feito. O pessoal do Meio Ambiente da Semurb foi ao local também para sanar os problemas no lago.”

A autarquia ainda informou que “é importante entender que esses vazamentos são causados pelo entupimento por consequência do mal uso da rede coletora, pela população. Não se deve jogar nada nos ralos, pias e vasos sanitários. Por exemplo, o óleo vai grudando nas paredes da tubulação diminuindo seu diâmetro, e quando se juntam a fio dental, cabelos, cigarros, fraldas, etc, vão formando uma bola que obstrui a passagem do efluente e transborda no ponto mais próximo e chegam na galeria pluvial através dos bueiros, indo parar em algum curso hídrico. Causando sua poluição.”

O Saae, assim que informado, disse que coloca suas equipes nas ruas o mais rápido possível, pois é necessário percorrer toda galeria até encontrar o vazamento para consertá-lo. “Quando o rapaz ligou no Saae o vazamento já estava há algum tempo. É preciso que nos seja informado o mais rápido possível. O Saae lançará esse mês uma campanha de conscientização sobre esse tema”, completa.

A Prefeitura informou que “o problema foi resolvido rapidamente pelo Saae, mas como o nível da água do lago está muito baixo por conta da estiagem, houve a mortandade de alguns peixes menores. Para amenizar a situação, o Saae e a Prefeitura também transportaram alguns caminhões de água limpa para o lago, com o objetivo de aumentar o volume e oxigenar a água.”

fotos: divulgação/Comando Notícia