Cidades

Coronavírus chega a 30 casos confirmados no Brasil e 930 casos suspeitos

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (9) seu mais recente balanço sobre os casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O vírus é o responsável pela epidemia da doença batizada de Covid-19. Os números apontam:

  • 930 casos suspeitos, eram 663 casos suspeitos no domingo (9), um aumento de 40%
  • 30 casos confirmados, mesmo número do levantamento anterior
  • 685 descartados

Cinco desses casos foram de pessoas que se contaminaram fora do país. O outro caso, um dos três de São Paulo, é de uma contaminação local, ou seja, quando é possível identificar a fonte do contágio. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, os três novos casos do estado estão estáveis e em isolamento domiciliar.

No caso do paciente do Rio de Janeiro, trata-se de uma mulher de 42 anos, moradora no município do Rio, que acompanhou em viagem à Itália uma pessoa já confirmada como positiva para o coronavírus. Ela retornou do exterior na última quarta-feira (4). Os primeiros sinais apareceram no dia seguinte à sua chegada ao Brasil. Essa mulher também está em isolamento domiciliar.

Atualmente, 664 casos são considerados suspeitos e outras 632 pessoas já foram descartadas como portadoras do Covid-19. O ministério recebe as notificações de suspeitas das secretarias estaduais de saúde. Da mesma forma, são as secretarias que confirmam os casos, sendo que a contraprova deve ser realizada por laboratórios atestados pelo governo federal.

Para combater a doença, as dicas são cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.

São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde mantém, nesta segunda-feira (9), 16 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19). Destes, 15 residem na Capital e 1 em Santana do Parnaíba. Os três casos registrados e divulgados ontem (8) têm histórico de viagem à Itália, Japão e um se infectou a partir de contato com pessoa com COVID-19. Estão estáveis e em isolamento domiciliar.

Entre o total de casos, um é assintomático, mas foi confirmado pelo Ministério da Saúde por apresentar elementos como resultado positivo do exame, infecção provável na Itália e possibilidade de estar em período de incubação do vírus, ainda sem manifestação de sintomas. O Estado também registra 322 casos suspeitos e 271 descartados.

foto: divulgação