Em meio a mais de 200 casos confirmados em todo o país, Indaiatuba (SP) aguarda o resultado dos primeiros suspeitos de coronavírus na cidade. A expectativa é que pelo menos três dos oito suspeitos possam sair no começo desta semana. Informações extra-oficiais dão conta que haveria pelo menos dois casos confirmados, mas as informações não foram confirmadas até o momento e, portanto, são boatos. Os resultados podem ser divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, dia 16.
Se forem confirmados casos, a tendência é que a cidade siga exemplos de outros municípios e repense as aulas na rede municipal. Na capital paulista as aulas da rede estadual e municipal serão suspensas gradativamente. A partir do dia 23 as escolas ficarão fechadas. No interior, Itu (SP) é exemplo de uma cidade que suspendeu as aulas da rede municipal. A rede estadual seguirá o cronograma da capital.
Em Indaiatuba, em nota divulgada no sábado (24), a Prefeitura disse que continuará com as aulas, o que pode mudar caso haja casos confirmados. As estimativas da autoridades de saúde são de que as próximas semanas sejam as mais críticas com aumento significativo dos casos suspeitos e confirmados mas que, se a população atender as recomendações, esse pico de casos seja menor.
O Ministério da Saúde atualizou no domingo (15) o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no país. Conforme a segunda atualização dos dados, até o momento, há 200 casos em todo o país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, 1.917 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal são monitoradas por suspeitas de estarem infectadas. Nenhuma morte foi registrada no Brasil desde o início da transmissão da doença.
Na última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
foto: divulgação