Correios e Aeroporto de Viracopos firmam parceria para fortalecer operações internacionais

Com a iniciativa, estatal terá ganhos significativos no tratamento das remessas vindas do exterior
Os Correios anunciaram, nesta segunda-feira (4), uma parceria com o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP) com o objetivo de ampliar a capacidade logística e garantir maior eficiência na operação de cargas internacionais. O acordo foi oficializado pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e pelo diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, em reunião realizada na sede do aeroporto, em Campinas (SP).
A iniciativa surge como resposta ao crescimento acelerado das importações via comércio eletrônico no período pós-pandemia. Com a descentralização parcial da operação, os Correios buscam reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. O contrato com Viracopos permitirá a realocação de parte da carga tipo Packet, especialmente em períodos de alta demanda como Black Friday e datas promocionais de fim de ano.
Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a estratégia irá facilitar os trâmites aduaneiros de encomendas internacionais, o que irá refletir em maior celeridade na entrega ao cliente final. “Sabemos da importância de Viracopos, um aeroporto moderno e sustentável. Com essa parceria, iremos ganhar muito em eficiência e agilidade. Queremos fomentar o comércio internacional, pois trata-se de um importante segmento para a receita e para a retomada da competitividade da estatal”, disse o dirigente.
O diretor–presidente do Aeroporto de Viracopos, Gustavo Müssnich, destacou como a parceria irá apoiar o desenvolvimento da região e o setor logístico nacional. “Somos uma empresa privada, porém, com uma missão pública. Nossa missão é sempre melhorar a qualidade da infraestrutura e do serviço prestado. Esse momento é um incentivo e mostra que estamos acertando e cumprindo com a nossa obrigação. Seguimos à disposição para que essa parceria seja a mais longa e profícua possível’, disse o gestor.
Também acompanharam o ato da assinatura do contrato a diretora comercial de Viracopos, Maria Fan, o diretor de Operações e Infraestrutura do terminal, Marco Beme, o deputado federal Jonas Donizette (SP), o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o diretor de Operações dos Correios, Sergio Kennedy Soares Freitas, o superintendente da estatal em São Paulo Interior, Guilherme Alves Barbosa, além de gestores da empresa e de Viracopos.
Alinhamento estratégico – A parceria entre Correios e Terminal de Cargas de Viracopos está alinhada às diretrizes comerciais dos Correios de fortalecer sua posição no segmento de encomendas internacionais. A diversificação dos pontos de entrada amplia a flexibilidade operacional e comercial da empresa, o que resultará em maior fluxo de remessas e aumento de receita.
A iniciativa também trará economia para a estatal, pois o modelo operacional ofertado por VCP se mostrou mais vantajoso e competitivo. Reconhecido internacionalmente, o Terminal de Cargas de Viracopos é responsável por cerca de 35% das importações aéreas do país e foi eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo (2018) pelo Air Cargo Excellence Awards. Em 2024, também foi reconhecido como Aeroporto de Carga do Ano da Air Cargo Week World Air Cargo Awards. Com alta disponibilidade operacional e localização estratégica – a apenas 17 km da unidade dos Correios em Valinhos – o terminal oferece maior previsibilidade, segurança e sinergia logística.
Os Correios permanecem empenhados com a modernização e sustentabilidade dos seus processos produtivos, para enfrentar os desafios do mercado e oferecer a melhor experiência aos clientes e à população brasileira.
Foto: Isabella Assis/Viracopos