Cidades

Correios explicam demoras e fazem balanço dos serviços em Indaiatuba

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Alvo frequente de reclamações por causa da demora nas entregas, os Correios se defenderam e explicaram os motivos de alguns bairros sofrerem com estes problemas. Além disso, fizeram um balanço de atendimentos na cidade em 2017 para o Comando Notícia.

Nos bairros Campo Bonito, Colibris, Califórnia, Barcelona, Veneza, União, Parque Residencial Indaiá, Monte Carlo, Brizola e Carlos Aldrovandi, os Correios afirmam que “para a implantação de distribuição domiciliária nesses bairros estão em andamento estudos técnicos com a finalidade de calcular todos os recursos humanos e materiais necessários para atender a demanda do local.”

E prossegue a nota. “Com a finalização desses estudos e o recebimento dos recursos necessários, será possível implantar o serviço de entrega domiciliária. Até que a distribuição seja implantada, as correspondências ficam à disposição para retirada pelos destinatários na Agência Central dos Correios de Indaiatuba: Praça Prudente de Moraes, 101, Centro, segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.”

Quanto às demoras nas entregas no Jardim Morada do Sol, Cecap e Centro, os Correios disseram que os atrasos nesses locais se devem à sobrecarga de objetos postais para distribuição. “Para colocar a distribuição de correspondências em dia já foram adotadas medidas como mutirões, trabalhos aos finais de semana, redistribuição da carga entre o efetivo, contratação de trabalhadores temporários. Os Correios permanecem à disposição da população pelo Fale com os Correios, no site ou pelo 0800 725 0100.”

Efetivo e atendimentos

Sobre o efetivo, os Correios informaram que contam com um total de 567 empregados na cidade de Indaiatuba (entre carteiros, atendentes comerciais e operadores de triagem e transbordo). Para atender ao aumento de demanda do e-commerce na Black Friday, no âmbito do interior de São Paulo, os Correios otimizaram linhas de transporte, aumentaram a capacidade de entrega com quase 70 veículos reservas e contrataram 170 trabalhadores temporários.

Indaiatuba tem três agências, sendo duas unidades próprias (AC Indaiatuba e AC Morada do Sol) e 1 (uma) franqueada (AGF Onze de Junho). Os Correios estimam que, no período de janeiro a novembro de 2017, foram realizados nas três agências cerca de 900 mil atendimentos relativos aos serviços postais; no mesmo período de 2016 foram registrados 825,8 mil atendimentos postais. O serviço de encomendas representou 63,8% dos atendimentos no período de janeiro a novembro/2017, enquanto o de mensagens representou 13%.

foto: arquivo/Comando Notícia