CidadesIndaiatuba

Corte de árvores sibipirunas revolta moradores; responsável foi multado

HUGO ANTONELI JUNIOR

Pelo menos cinco de seis árvores da espécie sibipiruna foram cortadas de um terreno na rua Siqueira Campos, no Centro de Indaiatuba (SP). Imagens chegaram ao Comando Notícia, que questionou a Prefeitura sobre a autorização para o corte destas árvores. Via assessoria de imprensa, a Prefeitura de Indaiatuba explicou o corte e informou que o responsável pela situação foi multado e teve que fazer uma compensação com o pagamento de 600 mudas de árvores de espécies variadas.

“Realmente algumas árvores tiveram de ser arrancadas após a vistoria do Meio Ambiente”, informa a Prefeitura. “O proprietário do terreno local está construindo um prédio comercial e ao fazer escavações na obra, comprometeu as raízes que sustentam as árvores. O técnico ambiental da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e a Defesa Civil do município constataram que havia risco de queda, por isso a retirada das mesmas. No total são seis árvores sibipirunas.”

“Estão tentando salvar uma delas, mas ainda não é certeza que vão conseguir. Ainda estão avaliando. Se for constatado que ela também corre o risco de cair e provocar acidentes no trecho, ela também será retirada. É uma rua de bastante movimento de veículos, além disso uma queda poderia danificar os imóveis localizados no trecho, considerando o porte das árvores.”

Fundituba

Vídeos e fotos circulam nas redes sociais desde o dia 6 de junho com lamentações de indaiatubanos que passam pela avenida Francisco de Paula Leite, no Cecap, em Indaiatuba (SP). Há um vazio, literalmente, na paisagem do local. Quem era acostumado a ver a antiga empresa Fundituba com a grande área verde e árvores, a partir de agora só verá a área verde. Metade delas foi retirada por máquinas.

A limpeza continuou nesta sexta-feira (7) conforme constatou a reportagem do Comando Notícia que passou pelo local. Máquinas fazem a limpeza e a paisagem antes com árvores terá construções para quem rotineiramente passa pela avenida.

fotos: divulgação