campinasCidades

Covid-19: cinemas, teatros e museus de Campinas mantêm reabertura indefinida mesmo após autorização

Cinemas, teatros e museus de Campinas (SP) mantêm indefinida a retomada das atividades, mesmo após receberem a autorização da prefeitura para reabrir as portas na última quinta-feira (4). Os espaços estão fechados há cinco meses por conta da pandemia da Covid-19.

Até agora, o único cinema com previsão de retorno é o do Shopping Prado, com previsão de reabertura para 17 de setembro. Veja abaixo o planejamento de cada serviço.

Segundo a administração, a liberação das atividades culturais ocorre após Campinas completar 28 dias na fase amarela do Plano SP de flexibilização. No entanto, deve acontecer de maneira gradativa e precisa obedecer às regras de prevenção ao contágio do novo coronavírus descritas no decreto municipal. São elas:

  • Horário de funcionamento limitado a 8 horas diárias.
  • Ocupação máxima de 40% da capacidade do local.
  • Controle de acesso obrigatório.
  • Agendamento de hora e assentos marcados.
  • Ocupação dos assentos e disposição de filas com distanciamento mínimo de 1,5 metro.
  • Proibida a realização de projeções, shows, eventos e espetáculos com público em pé.
  • Ingressos de eventos culturais poderão ser comercializados em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento.
  • Deverão ser adotados os protocolos geral e setorial do governo estadual disponíveis no site, além das regras específicas da prefeitura, elencadas também na internet.
  • Proibido aglomeração e fluxo intenso de pessoas.
  • Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar devem exigir de trabalhadores, clientes e frequentadores a utilização de máscaras.

 

Previsão de reabertura – Cinemas

Cinemark – Shopping Iguatemi

A Rede Cinemark não tem data definida para a reabertura de suas salas e informou que não se pronunciará sobre o assunto no momento.

TopCineflex – Shopping Prado

O TopCineflex, do Shopping Prado Boulevard, deve retomar as atividades no dia 17 de setembro, quando terminar a reforma. A unidade ainda destacou que vai tomar as mesmas medidas de higienização impostas pelo decreto municipal, além de aumentar o intervalo entre as sessões para intensificar a limpeza do local.

Cinépolis Cinemas – Campinas Shopping e Shopping Galleria

A rede Cinépolis, do Campinas Shopping e Shopping Galleria, informou que ainda devem acontecer reuniões internas para acertar a data de reabertura.

Multiplex – Parque das Bandeiras

As salas de cinema do shopping Parque das Bandeiras ainda não possuem uma previsão para a retomada dos serviços, de acordo com a assessoria de imprensa da Multiplex.

Kinoplex – Shopping Parque Dom Pedro

A rede de cinema Kinoplex, do Shopping Parque Dom Pedro, afirmou que está preparado para reabrir, mas não possui uma data definida. Entre as medidas extras tomadas pela empresa para a retomada, estão:

 

  • Medição de temperatura dos funcionários
  • Vestimenta dos uniformes no local, após higienização de mãos e braços
  • Disponibilidade de álcool em gel
  • Validação do ingresso será feita sem contato físico
  • Higienização das salas antes de cada sessão
  • Reforço na limpeza dos ares-condicionados

 

Cinema do Unimart Shopping

A assessoria do Unimart Shopping informou que a retomada do cinema não tem data prevista, já que o local segue se adequando às normas sanitárias.

 

Previsão de reabertura – MIS e teatros

 

Teatro Oficina do Estudante – Shopping Iguatemi

Apesar de não ter uma data definida, o Teatro Oficina do Estudante, do Shopping Iguatemi, informou que deve reabrir em outubro. No entanto, a data pode ser adiada ou adiantada, dependendo do tempo necessário para organizar a agenda de espetáculos e as medidas de segurança a serem tomadas.

 

Espaços MIS, Carlito Maia e o Teatro Municipal

As instalações públicas municipais devem reabrir entre sete e 10 dias, seguindo as regras do decreto municipal.

 

 
Foto: divulgação
Com informções e G1 Campinas.