O Cras VI, localizado no Parque Campo Bonito, promoveu várias atividades socioeducativas para os adolescentes participantes do Cras Jovem. A proposta visou oferecer diferentes experiências para os jovens, além das atividades realizadas em parceria com o Educandário Deus e a Natureza e que contribuam para os objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Neste bimestre foram trabalhadas as questões relacionadas aos marcadores sociais da diferença e ao preconceito nas atividades socioeducativas. Os adolescentes foram divididos em grupos e cada um desenvolveu um projeto diferente visando melhorias em relação ao tema proposto.
Intervenções urbanas no espaço do Cras e no bairro foram realizadas para conscientizar a problemática sobre a violência contra a mulher e o alto índice de mortes violentas de jovens negros no Brasil. O Jornal Mais Liberdade foi criado e através deste novo meio de comunicação os adolescentes realizaram entrevistas, enquetes, pesquisas e artigos de opinião foram escritos visando um debate sobre o assunto trabalhado.
Os jovens também desenvolveram uma ação de convivência social e realizaram uma sessão de contação de histórias sobre a diversidade e preconceito para as crianças do Paasi (Polo de Atendimento Socioeducativo Infantil).
Os registros das intervenções realizadas e o jornal impresso podem ser conferidos na recepção do Cras VI. As atividades que valorizam a postura ativa, autonomia e um convívio pacífico com as diferenças continuarão sendo promovidas no serviço ofertado pelo Cras jovem desta unidade.
foto: divulgação