Cras Jovem forma 160 jovens e impulsiona entrada de jovens no mercado de trabalho

Abertura da solenidade contou com a participação das autoridades locais
Na noite desta quarta-feira (26) aconteceu a formatura do Cras Jovem 2025, promovida pela Secretaria de Assistência Social, no Espaço Viber. A abertura oficial contou com a presença do prefeito, Dr. Custódio Tavares; do vice-prefeito, Luiz Carlos Chiaparine; do presidente da Câmara Municipal, Dr. Túlio José Tomass do Couto; do secretário de Assistência Social, Dr. Wanderley José Boni; do coordenador do Cras Jovem, Renato Nogueira; do superintendente do Seprev, Antonio Correa e da diretora de Proteção Básica, Maria Cristina Dias.
Esta edição formou 160 jovens, sendo que 30 deles já estão inseridos no mercado de trabalho. Ao longo do ano, os participantes do Cras Jovem realizaram suas atividades habituais no Educandário Deus e a Natureza, com aulas duas vezes por semana. Entre os conteúdos oferecidos estão informática, preparação para o mercado de trabalho, comunicação e expressão e raciocínio lógico. Além disso, foram promovidas palestras sobre mudanças na legislação trabalhista, orientações sobre a solicitação da Carteira de Trabalho Profissional e incentivo ao trabalho voluntário em entidades assistenciais.
Durante o programa, os jovens também visitaram equipamentos públicos municipais, como o Gaadin e o Paasi, e instituições parceiras, como Ciaspe, Anjos de Patas e Lar de Idosos. Para ampliar o conhecimento e as perspectivas profissionais, foram realizados passeios educativos fora de Indaiatuba, incluindo visitas ao Instituto Butantan, ao Museu da Resistência, ao Museu Catavento e ao Museu Afro Brasil.
Na Gincana da Cidadania, os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender sobre o Terceiro Setor por meio de visitas as instituições da cidade e de uma palestra ministrada por Rogério Siqueira, diretor da área, que destacou a importância do trabalho voluntário. A palestra reforçou também o papel essencial das instituições do Terceiro Setor, que complementam as ações públicas e acolhem a comunidade por meio do trabalho voluntário. A programação ainda contou com atividades promovidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), conduzidas pela diretora Adriana Gimenez. Além disso, em parceria com a Junta Militar, os jovens foram convidados pelo Sargento Garba Cardoso e por Flávia Avanci a conhecer as instalações do quartel da cidade de Itu.
Foto: Secom/PMI






