campinasPolícia

Criança de 2 anos desaparece e é encontrada 4 horas depois graças a cachorro de estimação

Uma criança de 2 anos foi encontrada por guardas municipais de Campinas (SP) na noite de segunda-feira (19) após ficar por quatro horas desaparecida ao sair de casa a pé. O resgate ocorreu graças ao cachorro de estimação da família, que o acompanhou durante todo o percurso, de cerca de três quilômetros. O menino passa bem.

A trabalhadora rural Alessandra Dranka, mãe do menino, estava lavando roupas quando o filho saiu de casa. Desesperada, Alessandra saiu em busca dele, mas não o achou e pediu ajuda.

“Foi muito rápido o sumiço dele. Foram cinco minutos e já não encontrei mais. Estava lavando roupa na lavanderia e ele gosta muito de caminhão, aí passou o que trabalha lá no sítio, de capim. Eu acho que ele foi atrás do caminhão”.

“Eu fui de casa buscar um sabão e quando voltei lá ele já não estava mais. Eu saí para procurar ele, mas ele foi para um lado e eu para o outro porque acharam ele para cima”, completou a mãe.

A Guarda Municipal foi acionada por volta de 18h30 com a informação de que o garoto desapareceu em meio a plantações, já que a família mora em área rural. Com o cair da noite, o frio e a escuridão foram fatores de risco para o menino. Dez viaturas saíram em busca da criança.

Após cerca de quatro horas, o menino foi localizado ao lado de uma mureta de proteção do Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083), ainda em Campinas. Ele teria atravessado um túnel de 50 metros sob a rodovia para chegar ao local.

Cachorro salvador

 

Os guardas municipais encontraram a criança após seguirem o latido de um cachorro, informou o guarda municipal Ataíde Barbosa.

Cão de estimação latiu para viatura da Guarda Municipal e ajudou resgate de criança em Campinas — Foto: Guarda Municipal

“Fizemos o patrulhamento naquela área e o cachorro começou a latir para a viatura. Nós tínhamos a informação de que ela estava acompanhada  do seu animal, então chamou a atenção da equipe”.

“Nos deslocamos até o sentido do latido e aí sim obtivemos o êxito de localizar a criança”, completou o guarda municipal.

A equipe composta por Barbosa e pelo guarda municipal Cacique foi responsável pelo resgate. Eles acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminhou a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José, onde ele reencontrou a mãe.

“Aliviada com certeza, ‘né’. Primeira vez passando um susto grande desse. Fiquei muito grata com todos eles, por terem ajudado e por terem vindo tão rápido”, resumiu a mulher.

Parecia estar brincando, diz guarda

 

Ataíde Barbosa disse que a criança não estava assustada quando foi encontrada. “A criança está bem tranquila, acreditamos que ela estava brincando de se esconder da família”.

Com informações: G1 Campinas

Foto: Guarda Civil de Campinas