Crianças passam mal após comerem cachorro-quente em festa de igreja e precisam ser atendidas em hospital de Itu – Comando Notícia
CidadesItuPolícia

Crianças passam mal após comerem cachorro-quente em festa de igreja e precisam ser atendidas em hospital de Itu

Upa itu

Mais de 60 crianças foram socorridas e levadas para o pronto atendimento ao passarem mal após comerem cachorro-quente em uma festa de uma igreja evangélica, em Itu (SP), neste domingo (12). Outros 18 adultos também precisaram de atendimento médico.

Conforme apurado pela TV TEM, crianças e adolescentes de 7 meses a 14 anos tiveram sintomas como dor abdominal, vômito e diarreia. O evento foi realizado em celebração ao Dia das Crianças.

O atendimento foi realizado com um protocolo de hidratação com soro, analgésicos e antiemético. A vigilância da cidade também recolheu fichas dos atendidos e amostras de alimentos consumidos, que serão encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz para análise laboratorial.

Uma equipe de pelo menos 30 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos e de limpeza trabalhou nos atendimentos a partir das 18h, quando os pacientes começaram a chegar. Uma ala, que não abre aos domingos, foi ativada para agilizar o trabalho.

Em nota, a prefeitura informou que a festa foi um evento particular, realizado por uma igreja evangélica na região do Pirapitingui. Com apoio da Secretaria de Saúde, a pasta destacou que adotou todas as medidas necessárias para atendimento e acompanhamento dos casos de intoxicação.

 

“O Pronto Atendimento Municipal (PAM) se organizou, inclusive com equipe extra, para receber e agilizar o atendimento de todas as pessoas com suspeita de intoxicação alimentar, que apresentaram quadro de vômito, diarreia e dor abdominal. O serviço registrou, ontem, 78 casos, em sua maioria crianças. Todas as vítimas foram atendidas, receberam os devidos cuidados e já tiveram alta médica”, diz o documento.

Até a última atualização desta reportagem, crianças continuavam sendo atendidas no pronto atendimento da Vila Martins. Ninguém foi internado.

A organização religiosa, responsável pela festa, também divulgou uma nota explicando que a iniciativa faz parte de um programa social que realiza a festa para crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo doações como cestas básicas, brinquedos e áreas kids.

“Nunca tivemos qualquer situação semelhante, tanto que nos causou surpresa sabermos dessa ocorrência. (…) Portanto, a Universal lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com quem teve o mal-estar. Não se sabe se o clima do dia colaborou para tal quadro ou se alguém guardou o alimento em casa para consumo posterior, resultando no problema. Mas, seja qual for o motivo, a Igreja está à disposição para esclarecimentos. As salsichas usadas no preparo dos hot-dogs foram doadas por voluntários que compraram o alimento em mercado, estando dentro da data de validade registrada na embalagem”, também diz o documento.

Com informações: g1 Sorocaba e Jundiaí

Foto:  Prefeitura de Itu/Reprodução