Criarte abre inscrições de vagas remanescentes em oficinas nesta segunda-feira (13/10)

A partir das 10h no Portal da Cultura poderá ser feita a inscrição em uma das Oficinas
As oficinas do Criarte são oportunidades de desenvolver habilidades e a economia criativa. As inscrições esgotaram rapidamente em diversos cursos, mas ainda há vagas remanescentes em três oficinas, voltadas para quem quer desenvolver habilidades manuais, expressar a criatividade e aprender novas formas de arte e bem-estar.
As aulas são gratuitas e destinadas a pessoas a partir de 18 anos, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (13/10), às 10h, pelo Portal da Cultura cultura.indaiatuba.sp.gov.br
Confira as opções com vagas disponíveis:
Arte Lettering
Professora Francielle Xavier
Sextas-feiras
Turmas: das 8h30 às 11h30 (9 vagas) | das 13h30 às 16h30 (7 vagas)
A arte lettering pode ser aplicada em trabalhos artísticos, convites personalizados, murais, agendas, embalagens e até projetos de design. O projeto une ainda, cartazismo manual e lettering artístico como ferramentas de expressão, comunicação e geração de renda dentro da economia criativa. A proposta é ensinar técnicas acessíveis de escrita, cores e composição visual que permitem criar cartazes impactantes para o comércio e lettering autoral para projetos artísticos e personalizados. Dessa forma, os participantes desenvolvem habilidades criativas que fortalecem o comércio local, ampliam oportunidades profissionais e preservam a tradição do design feito à mão.
Mosaico Moderno
Professora Denise
Terças e quintas-feiras
Das 9h às 12h (6 vagas)
Nesta oficina, os alunos mergulham na tradicional arte do mosaico, aprendendo desde o corte e combinação das peças até a montagem final. Mosaico Moderno para Iniciantes é uma porta de entrada para um universo de expressão artística e uma valiosa oportunidade de empreendedorismo na Economia Criativa. Projetado para aqueles que buscam uma nova habilidade prazerosa ou desejam transformar sua criatividade em fonte de renda, o curso oferece uma jornada prática e acessível, não exigindo experiência prévia. Além das habilidades técnicas, o mosaico é reconhecido por seu poder terapêutico e relaxante, promovendo bem-estar, autoconfiança e a redescoberta da criatividade. O aprendizado é rápido e os resultados nos primeiros trabalhos já motivam a continuar. Este curso é o primeiro passo para você dominar o Mosaico Moderno de forma profissional, criando peças únicas que contam histórias e eternizam emoções, abrindo um caminho promissor no crescente mercado da arte e decoração.Com orientação da professora Denise, os participantes desenvolvem não apenas técnica, mas também sensibilidade estética e coordenação motora, em um ambiente de aprendizado coletivo e inspirador.
Projeto Doce Vida
Professora Márcia
Quartas e sextas-feiras
Das 8h30 às 11h30 (5 vagas)
O projeto Doce Vida é uma oficina de confeitaria criativa voltada para mulheres e mães que desejam aprender e aperfeiçoar receitas afetivas, práticas e com alto potencial de geração de renda. Unindo sabor, autoestima e acolhimento, a iniciativa promove um espaço de aprendizado, troca e fortalecimento feminino por meio da arte de cozinhar. O programa tem como objetivos: ensinar receitas doces e criativas, estimular a economia criativa local, incentivar práticas sustentáveis e afetivas na cozinha, despertar o interesse por ingredientes naturais, nutritivos e sustentáveis, explorar a culinária como linguagem artística e cultural, e, por fim, desenvolver habilidades práticas e motoras através do preparo de receitas.
As oficinas do Criarte são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e têm como objetivo promover o aprendizado, a convivência e a valorização do fazer manual, através da economia criativa.
“Essas oficinas mostram o quanto a criatividade pode transformar o dia a dia das pessoas. A economia criativa é um setor da economia que tem como principal matéria-prima a criatividade, o conhecimento e o talento humano. Ela envolve atividades que geram valor econômico por meio da cultura, da arte, da inovação e da tecnologia, ou seja, tudo o que depende da capacidade de criar, inventar, expressar e comunicar”, destaca a Secretaria de Cultura, Tania Castanho.
Mais do que cursos, os encontros oferecem momentos de troca, acolhimento e expressão, fortalecendo os laços entre arte e comunidade.
Com informações: Assessoria-PMI