CidadesCulturaIndaiatuba

Cultura investe na descentralização das ações e na criação de novos projetos e eventos

Criação da Orquestra Sinfônica Municipal Infantil e novidades no calendário foram destaques em 2023

Descentralizar as ações e oferecer novas opções de entretenimento e aprendizado para a população foram prioridades ao longo de 2023 dentro da Secretaria Municipal de Cultura. A volta do Carnaval às ruas, o advento da Orquestra Sinfônica Municipal Infantil de Indaiatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e as estreias do espetáculo A Ressurreição e a primeira edição da Feira da Migração foram destaques da temporada.

“Em 2023, lançamos em parceria com a Educação o projeto da Orquestra Sinfônica Municipal Infantil de Indaiatuba, para crianças de 6 a 11 anos da Emeb do Complexo Educacional Laura Fahl Corrêa, e também a Banda Marcial, na Emeb Profª Maria Benedicta Guimarães, levando ensino de música com o apoio de nossas OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e da equipe da Cultura”, destaca a titular da pasta, Tânia Castanho. “Estas parcerias são importantes, principalmente quando oferecem às crianças e adolescentes a oportunidade de aprendizado, socialização e, quem sabe, de revelar novos músicos. Em 2024, queremos ampliar estes projetos e com o apoio da iniciativa privada, trazer mais alunos”.

O ano começou com o 2º Férias na Estação, mais um Festival de Verão de Indaiatuba e a abertura de mais de 200 vagas no Núcleo Musical Nabor Pires Camargo, além do lançamento dos Grupos de Referência em Teatro e Dança. Em fevereiro, o Carnaval voltou às ruas após dois anos ausente em função da pandemia e aconteceu a 1ª Escuta Pública da Lei Paulo Gustavo, lançada pelo Governo Federal com ações emergenciais para o setor cultural em todo o país.

Em março, a Cultura abriu mais de seis mil vagas para as suas oficinas, aumentando a oferta para as idades. Além disso, apresentou a primeira edição do Encontro de Contadores de Histórias de Indaiatuba, com 25 atividades gratuitas oferecidas ao longo do mês de abril, que contou ainda com a quinta edição da Páscoa Encantada, com dois dias de programação.

Maratona

A 31ª edição do Maio Musical contou com mais de 60 atrações e envolveu mais de 300 músicos de Indaiatuba em sua programação, que contou com shows de diversos gêneros e convidados como Paulo Ricardo, Lenine, Sidney Magal, Luiza Possi, Fundo de Quintal, Maneva e Vitor Kley.

Em junho, mais uma estreia na programação. O espetáculo A Ressurreição contou a história de Jesus Cristo de Nazaré com a participação de mais de 150 artistas envolvidos, entre bailarinos, dançarinos e atores. “Foi uma estreia inesquecível e que retorna em 2024 dentro do nosso calendário de eventos”, revela Tânia. Abrindo o mês, a quarta edição do São João na Praça aconteceu na Praça Prudente de Moraes e reuniu oito atrações em dois dias de festa.

O mês de julho contou com mais de 30 atrações musicais no 5º Festival de Inverno de Indaiatuba em estrutura montada no Parque Ecológico, que reuniu um grande público. Já a quarta edição do Encontro Musical reuniu jovens instrumentistas de várias partes do país, sob comando da AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba), além de cinco concertos especiais para o público.

Novidade

Apresentado aos alunos e toda população no dia 1º de agosto, o Complexo Cultural Viber – Vicente Bernardinetti, anexo ao Espaço Viber, passou a receber semanalmente cerca de 2,5 mil alunos que frequentavam as oficinas culturais no Centro Cultural Wanderley Peres, no Centro. Com um total de nove salas, o espaço foi todo remodelado para atender a demanda crescente das oficinas.

Com 77 bandas inscritas, o 21º Festival de Rock de Indaiatuba foi realizado em cinco datas no mês de agosto, com destaque para a final no dia 20, quando 12 bandas concorreram ao prêmio principal. A banda Estorvo, de Salto, foi a vencedora, seguida por Cherry Bomb, de Tatuí, e Laika Não Morreu, de São Paulo.

Setembro começou com a realização do Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência, que contou com mais de dois mil participantes na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, além da 4ª Conferência Municipal de Cultura e do Abriu para o Jazz.

Mas o destaque foi a estreia da Festa da Migração, criada com o objetivo de resgatar e homenagear culturas populares das mais diversas regiões do Brasil que se encontram no município. O evento contou com shows e muita gastronomia típica no estacionamento do Parque Ecológico no Jardim Paulista e Paulistano, além da realização do 2º Encontro de Folia de Reis.

Outubro foi reservado para a literatura, com a realização da Semana Literária 2023, que contou com 11 atrações diferenciadas, envolvendo sessões de cinema, palestras, bate-papo com escritores, oficinas e a Feira Literária & Cultural. Também foram abertas as inscrições para o 19º Prêmio Literário Acrísio de Camargo, 9º Salão de Artes Visuais e do 5º Festival de Música Instrumental de Indaiatuba.

Em novembro, o Festival de Dança 2023 teve como tema Tributo a Michael Jackson e reuniu mais de dois mil alunos em seis dias de apresentações no Espaço Viber, encerrando a temporada das oficinas regulares. Com entrada gratuita, o evento contou com público estimado de 1,5 mil pessoas por apresentação.

O mês também foi reservado para a Semana da Consciência Negra, que contou com nove eventos como sessão de cinema com debate, palestras, edições especiais do Sarau Todas Palavras e Jardim das Letras, workshop com o DJ Erick Jay e a 2ª Mostra de Hip Hop CorAção, que teve o rapper Kamau no encerramento.

Natal

A programação de Natal teve início em 19 de novembro, com o retorno da Caravana Iluminada da Coca-Cola. Depois do sucesso da ação em 2022, os cinco caminhões representando mensagens natalinas voltaram e novamente levaram milhares de pessoas às ruas de Indaiatuba.

Com o tema Origens, a edição 2023 do Natal Encantado levou milhares de pessoas ao palco em frente a Prefeitura de Indaiatuba, que recebeu uma decoração especial, dividida em três ambientes: Vale Nevado, O Parque de Diversões do Papai Noel e A Fantástica Fábrica do Papai Noel. Todos podem ser conferidos até o dia 2 de janeiro.

A programação teve início com o espetáculo Encantos de Natal, realizado nos dias 1 e 3 de dezembro, com a estreia da Orquestra Sinfônica Municipal Infantil de Indaiatuba, dividida em duas turmas. No total, mais de 500 integrantes, entre alunos e professores das oficinas culturais de Dança e Teatro, músicos, cantores, artistas plásticos e equipe de apoio participaram da montagem.

No dia 2, o Papai Noel chegou a bordo da histórica Locomotiva Nº 10, na edição especial do Trem das Artes de Natal, no Museu Ferroviário. A primeira apresentação da Parada de Natal aconteceu no dia 3, com mais de mil integrantes e 50 alas, que puderam ser conferidas novamente no dia 10, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, na altura do Barco.

Celebrando seus 20 anos de história, a Ginástica no Parque promoveu no dia 6 seu Aulão Natalino no palco do Parque Ecológico e recebeu um grande público, em evento promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. No dia 7, os corais das oficinas infantojuvenil, juvenil e Terceira Idade se uniram ao Coral Cidade de Indaiatuba para apresentar o espetáculo Um Cartão Sonoro de Natal, nas escadarias do Paço Municipal.

A Magia do Natal, com Corporação Musical Villa-Lobos, foi atração no dia 8, com participação dos alunos dos projetos educacionais Banda Escola e Banda e Comunidade e regência do maestro Samuel Lima. No dia 12, foi realizada a segunda edição do Pedal de Natal, que contou com mais de 200 participantes e apoio da Associação dos Ciclistas de Indaiatuba (ACI) para um passeio especial pelas ruas iluminadas da cidade.

Nos dias 12, 13, 14 e 15, o palco do Parque Ecológico se transformou em um grande cinema a céu aberto, com diversos curtas e longas-metragens exibidos para todas as idades. Já nos dias 13 e 15 de dezembro, o Grupo de Teatro Enrolado apresentou o espetáculo Uma Noite de Natal.

Encerrando a programação, no dia 16 aconteceu o Flashback Especial de Natal, em parceria com a Galera do Flashback e quatro DJs convidados, que colocaram todo mundo para dançar. No dia 17, com o show Natal Rock, a Banda Ancestrais colocou um ponto final na programação de Natal.

“O ano de 2023 foi de muito trabalho também no Departamento de Turismo, que seguiu apoiando nossos turistas e os empresários e empresas do setor, e no Departamento de Preservação e Memória, que segue realizando seu trabalho imprescindível de preservar nosso passado e presente”, destaca Tânia.

“Foi um ano de muito trabalho, empenho e dedicação da nossa equipe e das secretarias que nos apoiaram na realização de eventos e diversos projetos ao longo de 2023. Muito obrigada a todos”, enfatiza a secretária municipal de Cultura. “Mas 2024 já está aí e teremos muito trabalho pela frente, começando com o Festival de Verão de Indaiatuba, que acontece nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de janeiro. Desde já, estão todos convidados a acompanhar nossa programação. Feliz Natal e um próspero Ano Novo”.

Com informações: Assessoria/ PMI

Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI