A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itupeva será a responsável por um treinamento voltado aos cães policiais que localizam pessoas desaparecidas (mantrailing). O canil da corporação itupevense tem se destacado neste trabalho, feito pelo K9 Max em ocorrências recentes – inclusive em outras regiões do Estado.
O curso acontece nos dias 1 e 2 de setembro (sábado e domingo), das 8h às 17h, e será destinado aos guardas municipais de toda a região, policiais civis e até policiais militares de Minas Gerais. Pelo menos 30 pessoas estarão na cidade para o treinamento. O tema esteve na pauta do Bom Dia, Indaiatuba desta quinta-feira (30), ouça o áudio abaixo.
“A Guarda Civil Municipal de Itupeva é muito respeitada pelo trabalho que executa e querida pela população da cidade. Desde o ano passado, temos feito um trabalho de valorização dos guardas, contratando novos GCMs, equipando e dando condições para que eles possam desempenhar uma atuação ainda melhor. Este curso mostra o potencial e a qualidade da nossa corporação”, destacou o prefeito Marcão Marchi.
De acordo com o comandante da GCM, José Augusto Gonçalves Alves, Itupeva será polo de conhecimento regional no policiamento com cães durante estes dois dias. “O ponto de partida será o estádio Mario Milani (Campão) e haverá o deslocamento para os bairros, com a movimentação de viaturas e guardas de outras cidades pelo município realizando o treinamento”, comentou.
O subinspetor Reinaldo Saraiva é o responsável pelo Canil da GCM itupevense e destaca a participação do cão Max neste curso. “Ele já tem o certificado nível 1 do mantrailing e, com este treinamento, poderá buscar a certificação nível 2 no final do ano”. De acordo com ele, as corporações da região que vão participar do curso já desenvolvem este trabalho juntas.
Reconhecimento – Max está na corporação desde o ano passado e surpreendeu a todos pela desenvoltura no trabalho de encontrar pessoas desaparecidas. Tamanha destreza levou-o a prestar serviços para investigações policiais em outros municípios, inclusive fora do Estado.
“O Max já esteve em Araras, Indaiatuba, Piedade e Sorocaba, no Estado, e também em Senador Amaral, no interior de Minas Gerais. Recentemente, ele participou das investigações no caso de desaparecimento da garota Vitória Gabrielly, de 12 anos, encontrada morta em Araçariguama”, lembrou Saraiva.
O cão da raça Bloodhound está prestes a completar dois anos de idade. Ele foi certificado pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), na modalidade Mantrailing (busca por meio de um odor de referência) Nível 1.
Como ouvir o Bom Dia, Indaiatuba
Você pode sintonizar o seu rádio na frequência AM 1470, ouvir a programação via site oficial da rádio ou através do aplicativo Rádio Jornal Indaiatuba para celular disponível para todas as plataformas. A vantagem do aplicativo é que é possível “minimizá-lo” e realizar outras funções no celular enquanto continua ouvindo a rádio.
Outra atração recente da Rádio Jornal é o programa Bom Dia, Indaiatuba, com o Comando Notícia, no ar desde janeiro trazendo informações em tempo real de temperatura, trânsito e as últimas notícias para o indaiatubano acordar bem informado. O programa está no ar de segunda a sexta, das 6 às 7h50. No Facebook do CN, o programa é transmitido em vídeo, ao vivo, a partir das 5h50.
foto: arquivo/Comando Notícia