CidadeCulturaIndaiatuba

Curta-metragem gravado em Indaiatuba discute temas como pressão estética e bullying

A cidade de Indaiatuba (SP) recebeu um set de filmagem para a gravação do curta-metragem “Bonita de rosto”, inspirado em um conto publicado no livro da diretora e roteirista Ana Squilanti e que aborda temas relacionados à pressão estética e o bullying.

O curta, que ainda está em produção, traz à tona as questões de transformação do corpo de uma pré-adolescente, Selina, de 12 anos, alegre, divertida, que passa pela fase de transição para a adolescência e sofre com certos comentários sobre seu corpo.

O enredo dessa história se passa nos anos 2000 e se utiliza de recursos, que, segundo Fernanda Wagner, idealizadora, montadora e produtora executiva, fizeram parte da vida de muitos adolescentes da época.

“Muita gente vai lembrar que cadernos passavam nas salas de aula com perguntas, de todo tipo, por exemplo, ‘Qual foi a viagem mais legal que você já fez?’, ‘Qual garoto da sua turma que você gosta?’, ‘Qual seu professor favorito?’. E o caderno é disparador da história desse filme.”

Cenário dentro da sala de aula para partes do "Bonita de Rosto". — Foto: Reprodução EPTV

Cenário dentro da sala de aula para partes do “Bonita de Rosto”.

 

Fernanda ainda reforça que “Bonita de rosto” tem a missão de abordar o tema de pressão estética e proporcionar uma reflexão sobre quais referências nós temos sobre o assunto.

“[O curta] Ajuda a trazer uma conversa importante sobre autoestima, padrões de beleza, pressões estéticas, que em nenhuma idade a gente deve sofrer. E como é que a gente tem referências positivas para nos aceitar como somos, não é.”

A escolha de Indaiatuba foi porque a diretora, Ana Squilanti, é moradora da cidade e trouxe o cenário para casa da tia dela. Ela explica que o filme pode ter um significado importante para toda a população.

“Boa parte da equipe é da região, eu priorizei chamar pessoas daqui, eu tenho gente de Itu, de Indaiatuba, de Sorocaba. […] Eu acho que é importante porque, eu não queria gravar um filme que eu trouxesse só gente de fora para trabalhar. O audiovisual não é uma coisa forte em Indaiatuba, mas já que a gente tem essa oportunidade, vamos trabalhar com as pessoas da região.”

As filmagens foram realizadas durante quatro dias na cidade, e moradores podem se identificar com alguns locais como escolas e praças. Além disso, a cidade será a primeira a exibir o filme, o que acontecerá no segundo semestre deste ano.

Lugares em Indaituba (SP) que foram cenário do curta-metragem — Foto: Reprodução EPTV

Lugares em Indaituba (SP) que foram cenário do curta-metragem

 

Filme mundo afora

Segundo Fernanda Wagner, o plano é levar o curta para pessoas de várias regiões do país e até do mundo, além de desenvolver um projeto dentro das escolas da região.

“Vamos estrear no Cine Topázio [em Indaiatuba], depois desejamos que o filme rode festivais pelo Brasil, pelo mundo afora. E depois nós também temos um plano de distribuição em escolas da região.”

A atriz de primeira viagem, Beatriz Costa Capelossi, com 11 anos, reforça que a produção independente leva uma mensagem inspiradora para quem se identificar com a sua personagem, Selina.

” Muitas pessoas podem se identificar com a Selina, e justamente esse filme traz a mensagem que não importa como você seja, o importante é que você seja feliz!”

 

Atriz Beatriz Costa Capelossi em cena do curta-metragem "Bonita de rosto". — Foto: Reprodução EPTV

Atriz Beatriz Costa Capelossi em cena do curta-metragem “Bonita de rosto”

 

 

 

 

Foto: Reprodução EPTV